Surpreendido pelos planos de Deus

Há alguns meses tenho estudado a história de José. Muitas coisas na vida dele me surpreendem e, muito provavelmente, renderão alguns artigos aqui para o site irmaos.com.

A parte da história que quero destacar hoje encontra-se no capítulo 48 do livro de Gênesis. Consta que Jacó, pai de José, estava muito doente e, por saber disso, José levou seus dois filhos, Manassés e Efraim, para conhecerem o avô e serem por ele abençoados. Porém, algo estranho aconteceu no momento em que Jacó iria abençoar os netos. Ele colocou sua mão direita sobre Efraim, o neto mais novo, e a esquerda sobre Manassés, o mais velho que, como tal, deveria receber a “maior” bênção. José tentou desfazer a benção, forçando seu pai a abençoar Manassés, afinal ele era o primogênito (v.17), mas Jacó insistiu em conceder a benção a Efraim.

O curioso é que o texto diz que Jacó não enxergava direito (v.10) devido à velhice, mas também diz que ele inverteu a bênção entre os netos avisadamente (v.14). Ele sabia que estava concedendo a bênção ao neto mais novo. Agora, pense comigo: avisado por quem, se ele nem estava enxergando direito?

Concluo que Jacó trocou a bênção avisado por Deus. Deus mudou a história de Efraim. Os planos divinos para a vida de Efraim não puderam ser limitados pela tradição familiar. Quando Efraim poderia imaginar que seria maior que seu irmão primogênito? Se o curso familiar transcorresse naturalmente, jamais isso aconteceria.

Deus mudou a história de Efraim quando moveu a mão direita de seu avô sobre a sua cabeça. Aquela bênção não vinha do avô, mas de Deus. Um Deus que não tem limites, que não erra ao escrever nossa história e que não pode ser limitado por nenhuma situação quando decide cumprir o que planejou para uma vida.

Foram três gerações surpreendidas pelo poder de Deus: Jacó, o pai, pensava que José estava morto (45:28) e agora vê até seus netos. José, o filho, foi vendido pelos irmãos, teve sua honra ameaçada pela mulher de Potifar, foi parar na cadeia, da noite para o dia virou o maioral no Egito, salvou muita gente da fome inclusive seus familiares e até viu seu pai morrer (50:1), mas em tudo foi bem-sucedido porque “Deus era com ele”, expressão esta usada repetidas vezes no relato bíblico. E por fim, Efraim, o neto, posto como principal diante de seu irmão, mesmo sendo o mais novo.

Essa história me ensina muito sobre o caráter de Deus e aprendo que é impossível Deus olhar para alguém e não se mover para mudar sua história, mesmo que para isso tenha que quebrar até as mais rígidas tradições familiares. Deus tem todo o poder para mudar os rumos de uma vida. Foi assim quando Faraó comprou José, foi assim quando Efraim foi abençoado no lugar do irmão, foi assim quando Deus enviou Jesus!