“Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado.” Romanos 7:14.
Noutro dia estávamos conversando sobre as habilidades do homem e da mulher, e concordávamos que a mulher tem a grande virtude de fazer bem várias coisas ao mesmo tempo, enquanto o homem é mais linear. Só pode fazer uma coisa de cada vez.
Essa capacidade feminina é definida como holística. A mulher tem essa visão mais geral das coisas. Pode estar falando pelo telefone conversando com sua amiga do que aconteceu no dia, enquanto troca o bebê, cozinha a comida para o jantar e responde às perguntas que seu marido lhe faz do banho.
Holístico – Relativo ao todo. A mulher tem uma visão holística da vida, pode estar no todo. O homem é mais linear. Isso está na natureza de cada ser. Há exceções, mas o geral mostra que as mulheres têm essa capacidade e os homens outras.
Paulo sabia muito das condições naturais. E havia algo que lhe preocupava. Ele naturalmente tinha uma inclinação para fazer as coisas ruins. Era consciente de que sua natureza o levava sempre para o mau caminho. Se autodenominava um escravo do pecado. Porque sempre se sentia seduzido a cometê-lo.
Também sabia que a lei de Deus, os mandamentos que nos deixou em sua Palavra, são espirituais, santos e perfeitos. E que vão contra sua natureza. E tinha um grande problema existencial. Sabia que estava bem e que estava mal, sabia o que lhe convinha fazer e o que lhe convinha deixar de fazer. Mas não podia. Sua natureza o forçava a pecar. Mas nos deixa um grande alento para hoje. Hoje podemos mudar o que nos impõe a natureza. Deus tem o poder pelo seu Santo Espírito para nos dar a vitória sobre o pecado e podermos viver sob os ensinamentos da sua Palavra.
Parece impossível? Custa acreditar que você não pode passar um dia sem cometer nenhum pecado? Paulo o recorda que ainda que a sua natureza tenha poder, Deus é mais poderoso. Só temos que deixar Deus tomar o controle da nossa mente e viver como Ele quer.
Não se venda ao pecado, Jesus já comprou você por um alto preço, para que viva melhor. Não volte a cometer os mesmos erros.
REFLEXÃO: Viva a vida holística de Deus.
Notas:
Traduzido por Thaíse Dias Lima
por Daniel Perez Cliffe