Bem ou mal… mas falem de mim!

Às vezes é dificil entender as coisas simples. É muito constrangedor entender o óbvio. Posso até ousar expressar que a frase “é só isso?” é bem complicada de dizer, como minha mãe reagiu diante de um pagamento via internet. Ela perguntou: “Cadê o dinheiro?”

Acho que é por isso que muitas pessoas vivem sob o jogo psicológico do “estão escondendo algo de mim” e buscam sempre uma explicação além, querem ver mais do que todos. Querem ser polêmicos. O engraçado é que eles não usam isso pra investigar os políticos, ou investem este tipo de energia para resgatar os valores morais, ou até pra entender a influência massificadora da mídia. Isso não é tão atraente quanto Jesus.

Estou dizendo tudo isso porque fui ao cinema assistir o filme “O Código de Da Vinci” e para mim ficou ainda mais vísivel o quanto Jesus é fascinante, o quanto a personalidade Dele é atrativa, e o quanto o mundo está sedento por conhecê-lo. O único problema é que as pessoas não querem aceitar o simples, como os judeus não aceitaram. As pessoas buscam explicações, querem simbolismos, acham que saber mais sobre Deus é como brincar de caça ao tesouro… siga as pistas, decifre os códigos e pronto! Achará Deus e desvendará tudo que esconderam de você. O sábio já sabia que a humanidade seria assim. “Tudo que aprendi se resume nisto: Deus nos fez simples e direitos, mas nós complicamos tudo.” Eclesiaste 7:29 (Bíblia na linguagem de hoje). Não há nada escondido. O problema é que é constrangedor aceitar o simples. É mais fácil fazer Dele um homem que abandona uma mulher grávida, fazer de Judas um cara legal, distorcer a função de Maria Madalena, do que aceitar que o fato de Jesus ser o salvador da alma. Isso é lógico… fazer da história algo errado, faz com que nossos pecados se tornem certos.

O fato é que Jesus é notícia, é assunto, é a pessoa mais polêmica que já existiu, é Aquele que todos desejam saber mais… Podem falar Dele o que quiserem, e ainda assim a sede continuará. Denigram a sua imagem e mesmo assim ninguém se esquecerá Dele. Ele continuará nos pensamentos, pulsando, pulsando, latejando. Quem ainda acha que fazer filmes como esses podem prejudicar os fundamentos da fé em Cristo, age como quem faz um gol contra, trabalha a favor de Deus, pois quanto mais se fala em Cristo, mais sua palavra é estudada e esta palavra é uma semente.

É bom ter um Deus incorruptível, alguém que não é pego em erros, que por mais que tentem achar Nele alguma coisa que possa justificar seus erros, só encontram palavras de amor, encontram braços abertos numa cruz, encontram valores morais, encontram a maior personalidade da história, milhões de vidas modificadas todos os anos, famílias restauradas, enfermidades curadas, isto é Jesus, todos os dias, todos os anos. Bem, se qualquer mané que aparece interpretando os fatos históricos como quiser e vira notícia, causa polêmica, se preparem que em breve lançarei um livro também ou um filme quem sabe, já tem até título: “Bem… ou mal, mas falem de mim”.

por Érika Silva Santos