“Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor.” Romanos 12:11.
Diligência é fazer algo rápido e bem feito. Na Argentina não se trabalha assim. Há muitos empregados de entidades estatais que tomam seu tempo para fazer as coisas. O passaporte que tive que renovar, demoraram exatamente um mês para me darem. Esta é uma cultura do ser humano. Temos o costume de deixar para amanhã o que é urgente, de postergar as ações, de chegar tarde, de demorar mais da conta.
Acontece com o namoro. Na primeira semana somos os mais apaixonados, mas à medida que os meses vão passando, a paixão esfria, e tudo se torna mais rotineiro. Já não há presentes surpresas, nem visitas extraordinárias, nem beijos apaixonados, nem se vai buscá-la na saída do Colégio, nem chamados eternos. A pega com mais calma.
Acontece o mesmo com Deus. Apenas nos convertemos e nosso amor por Ele supera tudo conhecido antes. Não faltamos a nenhuma reunião, cada dia oramos com fervor e desfrutamos da leitura da Bíblia, crescemos e melhoramos cada dia nossa conduta e nossos atos.
Passa o tempo, e começamos a mudar. Deixamos de ter assistência perfeita, oramos menos, mais por necessidade do que por prazer, deixamos de ler tanto a Bíblia e nos prendemos mais à televisão, nossa conduta começa a mostrar sinais de nossa vida antiga.
Paulo sabia desses sintomas, e do cansaço da rotina, de nossa incapacidade nata de mantermos constantes com o passar do tempo. Por isso manda aos romanos e também a nós que tenhamos cuidado. Necessitamos manter o fervor a cada dia. É como uma fogueira. Para que o fogo se mantenha temos que alimentá-lo constantemente de madeira. Porque mais cedo ou mais tarde a madeira se consome e o fogo se apaga.
Nosso ânimo é essa madeira sobre a qual se trabalha nosso dever de sermos diligentes para Deus. Precisamos manter o fogo do fervor para com Deus constantemente alimentado, para que possamos manter uma vida diligente, para viver para Deus fazendo as coisas de forma rápida e bem feita. Para fazê-lo, temos que pensar mais em Deus e lembrar o que Ele fez por nós.
Lembre de sua morte na cruz, de sua paixão para nos salvar e vai encontrar mais facilmente o fervor para ser como Deus quer. Começe agora.
REFLEXÃO: Alimente seu fervor diariamente.
Notas:
Traduzido por Thaíse Dias Lima
por Daniel Perez Cliffe