Comunhão

“O conselho do Senhor é para aqueles que o temem, e ele lhes faz saber o seu pacto.” Salmos 25:14.

Alguém desejaria ter a chave do êxito, alcançar as metas propostas e estar satisfeito. Mas muitas vezes ficamos no caminho. Tínhamos um projeto, uma idéia fantástica que acaba em nada. Tratamos por todos os meios de fazer o melhor possível, oramos a Deus, pedindo sua direção no que iremos fazer, mas ainda assim fracassamos.

O motivo revela Davi neste salmo. Para podermos alcançar o objetivo, qualquer que seja, temos que estar dispostos a aceitar a vontade de Deus. Se desejamos comprar uma casa, estudar uma carreira universitária, conseguir um namorado, fazer uma viagem, planejar uma atividade na igreja, editar um livro ou sair do shopping, temos que estar dispostos não somente a confiar esse projeto a Deus em oração, como também a submeter nossa vontade à decisão de Deus.

Que palavra feia: submeter. Soa como estar oprimido, escravizado, dominado. Mas é justamente o que Davi explica nesse salmo. Há somente uma classe de pessoas que podem chegar a conhecer qual é o plano de Deus para suas vidas. Não são os inteligentes, nem os lindos, nem os que têm dinheiro, nem os famosos, nem os de boa família.

Deus é tão generoso, que determina somente uma condição para dar a conhecer a cada mortal qual é o Plano que tem designado para sua vida. A condição é ter uma comunhão íntima com Deus. É temê-lo, respeitá-lo, honrá-lo, obedecê-lo, amá-lo.

Porque para conhecer qual é a vontade de Deus particular para a vida, temos que estar dispostos a aceitá-la. Porque pode ser que não agrade demasiadamente aquilo que nos inspira viver, ou talvez estávamos esperando outra coisa.

Só aquele que teme a Deus e o respeita, tem a capacidade de aceitar e agradecer o que Deus lhe dá para sua vida. Os outros, os que são caprichosos, imaturos, meninos e instáveis pelas opiniões, quando Deus não lhes dá o que estavam pedindo, quando e como o pediam, se ofendem, se irritam e deixam de ir à igreja, deixam de orar e de ler a Bíblia.

Quer conhecer a vontade de Deus para sua vida? Tem comunhão com Deus? Deus quer lhe contar, está disposto a escutar?

REFLEXÃO: O temor faz você escutar melhor.

Notas:

Traduzido por Thaíse Dias Lima

por Daniel Perez Cliffe