Perda

“Sede fortes e corajosos; não temais, nem vos atemorizeis diante deles; porque o Senhor vosso Deus é quem vai convosco. Não vos deixará, nem vos desamparará.” Deuteronômio 31:6.

Há dias que não temos forças. Não temos vontade de escrever, nem de caminhar, nem de pensar. Só queremos ficar deitados numa cama esperando o nada. Isso é depressão. Geralmente acontece quando perdemos algo. Perdemos uma namorada, perdemos uma matéria, perdemos um dinheiro, perdemos um projeto, perdemos uma ilusão, perdemos a vontade, perdemos. Nos sentimos um perdedor.

O povo de Israel tinha esse sentimento. Tinham perdido a confiança. Tinham medo e não queriam avançar. As coisas que tinham que enfrentar eram muito grandes. Preferiam ficar estirados em suas tendas a dar um passo a mais. Pensavam que não podiam vencer, estavam deprimidos.

Foi então que Moisés deu a eles este antídoto contra a depressão. Não tenham medo. Seus inimigos podem parecer muito poderosos, mas são menos que Deus. Sua perda pode doer muito, sua angústia pode ser muito forte, mas Deus é maior. Ele está sobre todos os problemas. Não tema, que o futuro não assuste você. Deus é sua garantia. Para sua tarde sombria, para seu leito de hospital, para seu fracasso na prova, para a solidão da sua habitação, para a dureza do silêncio, para as perguntas sem resposta, para suas dúvidas em tempos de crise, para sua fome, sua angústia, seu despreso, para sua depressão, Deus continua sendo sua garantia.

E prometeu jamais abandonar-nos. Quando estamos tão tristes, não vemos nenhum futuro agradável, a solidão nos golpeia muito forte e pensamos que estamos desvalidos, que ninguém se preocupa conosco, que não nos importamos a ninguém, Deus está conosco.

Deus hoje volta a dizer-nos que somos importantes para Ele. Que Deus continua ao nosso lado, nos momentos bons e maus. Ele não tira férias. Deus sempre é fiel.

É difícil ver esta afirmação quando estamos no meio do problema. Mais ainda quando depois de orar muito e suplicar por ajuda, continua na mesma situação, sem respostas de Deus, quando parece que Deus não escuta. Aí é quando Moisés volta a gritar-nos: Deus nunca o deixa nem o abandona. Ele sempre o acompanha. Deus é sua garantia sempre, inclusive hoje, quando você não crê.

REFLEXÃO – Deus pode deprimir sua depressão.

Notas:

Traduzido por Paulinho Degaspari

por Daniel Perez Cliffe