“Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos confins da terra, não se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento.” Isaías 40:28.
Há lugares onde não podemos chegar. Não podemos chegar no fundo do mar porque a pressão da água é tão forte que destrói qualquer submarino. Não podemos ter uma conversa íntima com o Bill Gates, o dono da Microsoft, pois ele não tem interesse em conversar com a gente. Não podemos escalar o monte Everest, pois é muito alto para o nosso estado físico.
Não podemos entender a influência da lua na maré, ou a hora exata do amanhecer, ou a teoria da relatividade, ou a decomposição de um átomo.
Tem coisas que ainda que tentemos, nunca conseguiremos compreender ou alcançar. Somos muito comuns e simples. Não podemos entender a mente de Deus.
Como enfiar o mar inteiro dentro de uma garrafa de coca-cola? Tentar entender a mente de Deus, é a mesma coisa. Nossa mente é tão pequena, limitada e simples que é impossível compreender como Deus pensa.
Quem já tentou alguma vez explicar um conceito, sabe como é frustrante quando o aluno não entende. O que parece tão óbvio e simples para nós, é um hieroglifo egípcio para quem não sabe. E nos desespera que uma coisa tão simples para nós não possa ser entendida por outra pessoa.
Deus não tem esse problema. Ele sabe que a Sua mente é infinitamente superior à nossa e não pretende que O entendamos. Por isso, Isaías nos lembra que Deus não se cansa. Isso sim nós podemos entender. Deus continua sendo paciente com a nossa intransigência, com a nossa negligência, com a nossa teimosia.
Possivelmente hoje você tenha em mente muitas perguntas sem respostas, coisas que te preocupam ou te afligem que preferiria que fossem diferentes, aparentes injustiças que você vive diariamente. E gostaria de saber porque acontecem essas coisas com você. Deus tem as respostas.
No seu pensamento, tudo tem um motivo. Mas não vamos conseguir entendê-lO hoje, porque a mente de Deus é insondável.
A pesar disto, Deus ainda continua paciente, continua nos amando. Glória a Deus por ser como Ele é!
REFLEXÃO: Deus é insondável e incansável.
Notas:
Traduzido por Rosana E. Carrasco
por Daniel Perez Cliffe