9º MANDAMENTO: NÃO DIRÁS FALSO TESTEMUNHO

Não dirás falso testemunho contra o teu próximo. Pelo que deixai a mentira e falai a verdade cada um com o seu próximo. (Êxodo 20:16; Efésios 4:25).

Quando um acidente acontece, os policiais imediatamente saem à procura de testemunhas dos fatos. Isso é capital para as investigações. A sociedade pede testemunhas de crimes, para julgamentos, para casamentos, para contratos, etc. As testemunhas servem para atestar a veracidade de um fato. Suas declarações são fundamentais para determinar a responsabilidade de uma pessoa, para orientar investigações, e muitas outras coisas. É importantíssimo que uma testemunha seja fiel e que sua palavra reflita exatamente a realidade.

O nono mandamento da lei de Deus condena com veemência o falso testemunho, aquele que falsifica a verdade e se baseia na mentira, qualquer que seja o motivo disso, para favorecer ou prejudicar. Quantos erros judiciais, reputações manchadas, inocentes condenados, e culpados soltos devidos a falsos testemunhos!

Ao longo do processo de Jesus Cristo, o mais injusto que houve, várias testemunhas deram falsos testemunhos contra Ele.

“Deus é amor” (1 João 4:8), porém, também é o Deus da verdade (Salmo 31:5). “Estas seis coisas aborrece o SENHOR…língua mentirosa… testemunha falsa que profere mentiras…” (Provérbios 6:16-19), incluindo as mentirinhas sociais. Ele espera que dia a dia Seus filhos rejeitem a mentira e digam a verdade quando falarem com qualquer pessoa; o testemunho deles não passará despercebido.