Nesta terça-feira, dia 24/04, a BBC News publicou o resultado de uma pesquisa realizada pela organização não-governamental World Public Opinion, que traz um resultado polêmico. De acordo com a entidade, em quatro grandes países muçulmanos, a maioria da população concorda com as metas do grupo terrorista Al-Qaeda.
O estudo foi realizado em parceria com a Universidade de Maryland, nos EUA. Os responsáveis pela ONG dizem que foram ouvidas 4,5 mil moradores do Egito, Paquistão, Marrocos e Indonésia, entre dezembro de 2006 e fevereiro de 2007. O resultado mostra uma espécia de contradição nas respostas. Isso porque a maioria se mostrou contrária a atentados que afetam civis, mas apóiam ações contra soldados americanos.
Além disso, um em cada três entrevistados mostraram uma visão positiva de Osama Bin Laden, líder da Al-Qaeda. Entre os principais motivos do apoio ao grupo terrorista, está princípios como “enfrentar os americanos e afirmar a dignidade do povo islâmico” e “pressionar os Estados Unidos a não favorecer Israel”.