Liderança

A situação era a seguinte: os judeus estavam a ponto de entrar na tão sonhada “terra prometida”. Eles haviam saído do Egito (depois do famoso episódio das dez pragas e da travessia do mar Vermelho) e peregrinado por 40 anos pelo deserto. Deus estava dando as leis que deveriam ser seguidas nas novas terras. Atente para o segundo e terceiro parágrafos:

Deuteronômio 17.14-20

Se quando entrarem na terra que o SENHOR, o seu Deus, lhes dá, tiverem tomado posse dela, e nela tiverem se estabelecido, vocês disserem: ‘Queremos um rei que nos governe, como têm todas as nações vizinhas’, tenham o cuidado de nomear o rei que o SENHOR, o seu Deus, escolher. Ele deve vir dentre os seus próprios irmãos israelitas. Não coloquem um estrangeiro como rei, alguém que não seja israelita.

Esse rei, porém, não deverá adquirir muitos cavalos, nem fazer o povo voltar ao Egito para conseguir mais cavalos, pois o SENHOR lhes disse: ‘Jamais voltem por este caminho’. Ele não deverá tomar para si muitas mulheres; se o fizer, desviará o seu coração. Também não deverá acumular muita prata e muito ouro.

Quando subir ao trono do seu reino, mandará fazer num rolo, para o seu uso pessoal, uma cópia da lei que está aos cuidados dos sacerdotes levitas. Trará sempre essa cópia consigo e terá que lê-la todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer o SENHOR, o seu Deus, e a cumprir fielmente todas as palavras desta lei, e todos estes decretos. Isso fará que ele não se considere superior aos seus irmãos israelitas e que não se desvie da lei, nem para a direita, nem para a esquerda. Assim prolongará o seu reinado sobre Israel, bem como o dos seus descendentes.

O que podemos aprender com isso? Como é o procedimento dos nossos líderes e governantes de hoje? Notamos claramente que o foco foi perdido. A busca por riquezas e poder é o principal alvo de alguém que almeja um cargo de liderança.

Será que nossos líderes ao menos têm uma Bíblia. Se têm, será que lêem “todos os dias da sua vida”? Não seria este o motivo de considerarem-se superiores? Como seria se nossos líderes não buscassem riquezas ou poder, mas aprendessem a temer o Senhor e se esmerassem por cumprir fielmente os princípios revelados por Deus naquele livro que eles teriam em suas cabeceiras?

Falar do nosso governo é fácil, mas será que você não é também um líder? Não tem ninguém abaixo de você? Lembre-se, por exemplo, que um pai é o líder de seu lar. Se não é o seu caso, o que faria se estivesse na posição de liderança? Qual seria o seu objetivo? Como seria a sua conduta?