“Mas Ele nos dá cada vez mais forças para resistir a todos esses maus desejos. Como dizem as Escrituras, Deus dá força ao humilde, mas Se opõe ao orgulhoso e ao arrogante” [1]
Gostaria de convidá-lo a se atentar para dois personagens bíblicos paralelos: Davi[2] e Zaqueu[3].
O que pode haver de comum entre Davi e Zaqueu? Ambos eram judeus. Ambos eram, relativamente, de pequena estatura (lembre-se que alguém só é alto porque existe um outro que não tem a mesma altura que ele!). Ambos pecaram. Ambos foram desafiados por Deus. Ambos aceitaram. Ambos foram honrados em suas decisões. Ambos, embora pequenos em estatura, tornaram-se gigantes na fé!
Davi não era um soldado. Ele era um pastor de ovelhas simples que mostrou capacidade de não se acovardar diante da afronta do gigante Golias[4]. “Ele (o Senhor) me livrará das mãos deste filisteu” [5] foi a sua palavra ao rei Saul. Golias era um gigante impiedoso. Sua força física certamente esmagaria o jovem Davi. O pastor, seguindo o exemplo de Abraão, “esperando contra a esperança, creu…” [6]. Davi teve FÉ e, mesmo tendo em seu alforje cinco pedras, derrotou o gigante com apenas um tiro. Ao aproximar-se do gigante tombado ao chão, Davi já não era tão nanico!
Zaqueu não era tão jovem quanto Davi; nem tinha uma profissão tão bucólica. Era um homem urbano, publicano – o maioral!
- Como coletor de impostos para os romanos, Zaqueu tinha péssima reputação entre os judeus, já que o sistema fiscal dava margem a muitos abusos e a extorsão era freqüente. A palavra maioral indica que Zaqueu era responsável por todos os impostos de Jericó e tinha outros publicanos sob sua responsabilidade. [7]
No entanto, Zaqueu, à semelhança de Davi sentiu-se desafiado. Sua expectativa era curiosa: ele “procurava ver quem era Jesus” (v.3). Sua limitação física, à semelhança de Davi, não o impediu de aceitar o desafio. Ele subiu em um sicômoro[8] e, mesmo correndo o risco de se esborrachar no chão, ficou firme ali até ver quem era Jesus. E qual foi sua surpresa quando Jesus se dirigiu a ele pessoalmente! O Mestre sabia o seu nome – Ele sabe todas as coisas! Zaqueu procurava ver quem era Jesus e descobriu não só quem era, fisicamente, o Senhor, mas também O conheceu em seu próprio coração…
Precisamos aprender algumas coisas com estes personagens bíblicos.
Deus não chama ninguém que está “de bobeira”. Nenhum dos dois personagens estava em casa assistindo televisão esperando por um chamado – quem sabe um telefonema – de Deus. Meu irmão, você não pode ficar estacionado no Serviço Cristão esperando ter “tempo sobrando”. Nossa sociedade é escrava da falta de tempo. Se o Senhor tem desafiado a sua vida para trabalhar na Obra, não pense duas vezes. Lance a mão no riacho, pegue as pedras e parta pra cima do gigante crendo, que o Senhor vai à tua frente.
Não se envergonhe de ser quem é. Davi estava vestindo as roupas tipicamente simples de um pastor de ovelhas. Ele era ruivo e bem mais baixo do que Golias. Zaqueu era um publicano – homem rico e bem vestido. Nem um nem outro titubearam antes de aceitar o desafio. Zaqueu subiu em uma árvore alta. Davi apontou o dedo para um homenzarrão! Que garantias eles tinham? Nenhuma! O que impedia Golias de dar um “peteleco” na orelha de Davi e matá-lo? O que garantia que no sicômoro Jesus se encontraria com Zaqueu? A resposta para estas perguntas é: nada! O ponto em comum nestas vidas é que ambas não se importaram com suas aparências, pois eles estavam dispostos a pagar o preço para estar ao lado de Deus.
Crer é dar um passo em direção ao impossível. Você já brincou de “cavalo de guerra”? Quando uma pessoa sobe nas costas de outra e aquela dupla disputa com outra para ver quem derruba o outro (brincava disto na piscina quando criança). Tem uma multidão na tua frente, ou um gigante com um capacete de bronze? O que você acha de encarar todos estes desafios nos braços de Deus? Quem fica mais alto? Quem é o gigante agora heim?!
Deus nos dá as armas para vencer o gigante. Ele prepara o sicômoro. Dispense os argumentos humanos. “Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas” [10]. Quem poderá resistir ao povo de Deus quando este se reveste da Santa Armadura? “Mas para fazer isso vocês necessitam do cinturão forte da verdade e da couraça da aprovação de Deus. Calcem sapatos que possam fazê-los andar depressa ao pregarem a Boa Nova da paz com Deus. Em cada batalha vocês precisarão da fé como escudo para deter as flechas ardentes disparadas por Satanás contra vocês, e precisarão do capacete da salvação e da espada do Espírito – que é a Palavra de Deus”.
Deus tem nos mostrado que, mesmo os que têm, aparentemente, limitações individuais, alcançaram favor do Senhor, simplesmente porque agiram pela Fé. Creram contra a esperança humana. Eles não foram engolidos pelos lamentos do pensamento derrotista. Não encolheram diante de um obstáculo aparentemente maior. E você? “Porque eu vos darei boca e sabedoria a que não poderão resistir, nem contradizer todos quantos se vos opuserem.” [11]
Até a próxima…
Notas:
[1] Tiago 4:6 (Bíblia Viva) [2] 1 Samuel 17:4-10; 40-50 [3] Lucas 19:1-10 [4] 1 Samuel 17:10 [5] 1 Samuel 17:37 [6] Romanos 4:18 [7] Nota explicativa da Bíblia Anotada, Ed. Mundo Cristão [8] Planta da família das platanáceas que pode alcançar trinta metros de altura e 10m de diâmetro! [9] Efésios 6:14-17 (BV) [10] 2 Coríntios 10:4 [11] Lucas 21:15