“Perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar Cristo…” Filipenses 3:8.
Observe atentamente através da pequena janela na parede da prisão romana. Você vê o homem acorrentado? O sujeito envelhecido com os ombros curvados e o nariz aquilino? Esse é Paulo, o apóstolo encarcerado. Suas correntes nunca são soltas. Os vigias nunca se retiram. E provavelmente ele esteja se perguntando se algum dia ele sairá…
No momento em que encontramos Paulo em sua cela, ele já tinha sido açoitado, caluniado, agitado por uma tempestade, rejeitado e negligenciado.
Ah, mas pelo menos ele tem a igreja. Pelo menos ele pode se confortar pensando na congregação romana unificada que ele ajudou a fortalecer, certo? Dificilmente. A igreja romana está em apuros… Pregadores com fome de poder ocupam o presbitério. Você espera tais excentricidades de incrédulos, mas cristãos pregando para ganho pessoal? Paulo está enfrentando problemas dignos de Prozac…
E quem sabe o que o imperador Nero fará? Ele alimenta os leões do Coliseu com os discípulos no almoço. Paulo tem alguma garantia de que o mesmo não acontecerá com ele?… Paulo não é ingênuo. Ele sabe que a única coisa entre ele e a morte é um gesto do Nero mal-humorado.
Paulo tem todos os motivos para estar estressado…
Mas ele não está. Ao invés de contar os tijolos da sua prisão, ele planta um jardim dentro dela. Ele faz uma lista, não dos maus tratos das pessoas, mas da fidelidade de Deus.
“Quero que saibam, irmãos,” (Filipenses 1:12) “que aquilo que me aconteceu tem, ao contrário, servido para o progresso do evangelho” (1:12 NVI). Pode parecer que ele foi jogado para fora da trilha, mas na verdade ele está seguindo bem para o alvo. Por quê? Por uma razão. Cristo é pregado. A missão está sendo cumprida.
– Cada Dia Merece uma Chance
Pai, o estresse terreno e as lutas nos recordam da sua fidelidade. Ajude-nos, Senhor, a servi-lo sem murmúrio. Que nós possamos, como o apóstolo Paulo, escolher plantar um jardim nos tijolos de nossa “prisão”. Ajude a plantarmos nossos pensamentos firmemente em sua fidelidade. Toda esperança vem do senhor, amém.
“Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio”. 2 Timóteo 1:7
“Mas vocês, tenham coração íntegro para com o Senhor, o nosso Deus, para viverem por seus decretos e obedecerem aos seus mandamentos, como acontece hoje”. 1 Reis 8:61
“Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas”. Mateus 6:33
Traduzido por Cynthia Rosa de Andrade Marques
Texto original extraído com permissão do site www.maxlucado.com