Baseado em 1 Samuel 30.1-19
“Nada faltou: nem jovens, nem velhos, nem filhos, nem filhas, nem bens, nem qualquer outra coisa que fora levada. Davi recuperou tudo” (v.19)
Para fugir da perseguição de Saul, Davi foi buscar abrigo no próprio inimigo e ficou lá durante 1 ano de 4 meses. Por isso, Davi havia sido convocado pelo rei de Gate para participar de uma tomada de território em Israel, sua terra natal. Dá para imaginar a angústia de Davi? Como lutar contra o exército do Deus Vivo? Felizmente, o Deus de Israel teve misericórdia e Davi não precisou lutar. O próprio rei filisteu o mandou voltar para sua cidade Ziclague.
Acredito que Davi sentiu um grande alívio com essa ordem. Porém, Davi, ao sair de Ziclague para a guerra cometeu um grande erro: deixou a cidade desprotegida, sem vigilância. O texto relata que quando Davi e seus homens, após três dias, voltaram à cidade, encontraram-na queimada a fogo e suas famílias levadas como prisioneiras pelos amalequitas. Como os amalequitas, que eram inimigos mortais de Davi, estavam à espreita esperando um vacilo, assim também o inimigo das nossas almas busca uma oportunidade para destruir nossa vida e deixá-la em cinzas. Precisamos vigiar. Foi por falta de vigilância que Ziclague foi destruída e é por falta de vigilância que muitos de nós fracassamos, somos derrotados e humilhados.
Onde falta vigilância? No relacionamento com Deus? No falar? No olhar? Nas atitudes?
A palavra de Deus nos alerta: “Estejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.” 1 Pd 5.8. O inimigo não brinca. Ele sabe a hora exata para nos atacar. Basta um vacilo.
Davi ficou profundamente triste, ao ponto de chorar até não ter mais forças. Tão angustiado ficou que seus próprios homens quiseram apedrejá-lo. Mas ele, um homem segundo o coração de Deus, homem de guerra, sabia que não poderia ficar prostrado, numa atitude de autocomiseração. Ele então se fortaleceu no Senhor, buscou Sua direção. E o Senhor, “que não está com a mão encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir”, fez uma promessa de restituição a Davi: se perseguisse os amalequitas, seriam alcançados e Davi recuperaria TUDO.
Promessa de Deus é conquistada. Se Deus prometeu que você seria um atalaia de Sua Palavra, estude a Bíblia. Se Deus prometeu que você seria um ministro de louvor, aperfeiçoe seu dom e lute contra a timidez. Se Deus prometeu que você seria um evangelista, anuncie as Boas-Novas a alguém. Deus tem prometido uma vida abundante na Sua Palavra e tudo o que devemos fazer é sermos “praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos”.
Por fim, Davi encontra um egípcio, servo de um amalequita, que fora abandonado pelo seu senhor no meio do deserto. Era a estratégia que Davi esperava de Deus. O versículo 17 diz: “Davi os atacou no dia seguinte, desde o amanhecer até o crepúsculo, e nenhum deles escapou…”. Impressionante! A sede de Davi pelo cumprimento da promessa era tão grande que ele lutou com todas as suas forças para conquistá-la por completo.
Sejamos assim também, pois “fiel é Aquele que prometeu” (Hb 10:23). Lute pela promessa. Conquiste-a. Faça sua parte. Se sua vida foi devastada pelo inimigo e você, aos olhos humanos, é exemplo que fraqueza e fracasso, não desista. Faça como Davi:
- Fortaleça-se no Senhor;
- Busque Sua direção;
- Conquiste as promessas de Deus;
- Siga Suas estratégias e
- Deleite-se na promessa.
E então, todos saberão que “somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou”: Jesus. A Ele, a Glória para sempre. Amém.