Walter Gonçaves nos envia novas notícias do trabalho na Bósnia

Zenica, Bosnia I Hercegovina, 17 de Outubro de 2006

“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de benção espiritual nas regiões celestiais em Cristo” Ef 1.4.

Queridos irmãos e irmãs em Cristo!

É com muita alegria e satisfação que escrevo esta carta trazendo informações e motivos de louvor e intercessão sobre o nosso trabalho na Bósnia que é aonde o Senhor nos tem levado.

A nossa última carta foi no final de junho e depois disto tantas coisas aconteceram que não vai dar para contar tudo o que nós temos vivido nestes últimos meses. Vou começar pelo final.

Mesmo com a vinda da minha irmã para nos ajudar em abril, o trabalho humanitário e social aumentou muito assim como o nosso envolvimento na igreja local e outras atividades. Como os irmãos e irmãs puderam notar, foi quase impossível mandar sequer um bilhete de informações.

Este aumento de atividades na verdade também foi motivado pela mudança e saída de quatro missionários que faziam parte de nossa equipe, ficando eu praticamente sozinho para manter todos os trabalhos na região.

Sem contar a Open House (Casa Aberta) que mantínhamos com cerca de 12 pessoas vivendo ou passando um período conosco. Pois bem, resumindo tudo isto, eu estava ficando esgotado, e estressado.

Com tudo isto resolvemos, com a ajuda de algums amigos conselheiros, tomar algumas decisões radicais em nosso ministério antes de sair do país por um período de dois meses para descansar e organizar melhor o nosso retorno. Na verdade eu estou nos Estados Unidos a convite de uma familía de irmãos que também pagaram a minha passagem para vir aqui. Minha irmã Penha também veio comigo. Aproveitando esta oportunidade, nós estaremos visitando algumas igrejas entre elas os irmãos em Boston, Ashville e Tampa, onde está o irmão Todd Aitken.

A primeira decisão foi fechar a casa aberta e repartir os jovens e o casal em quatro apartamentos espalhados pela cidade.

Casa Aberta (Open House)

Através de muita oração e intercessão, conseguimos achar três apartamentos no centro da cidade e dividir os jovens. Eu aluguei um grande apartamento e fiquei com três jovens do interior, que ficam somente durante os dias de aula e nos finais de semana retornam para os vilarejos, e o Aleksandar e Meti ficaram comigo. Sifet e Esmir foram para outro apartamento e Adis foi para um pequeno apartamento. Quanto ao casal de idosos que moravam conosco, eles ficaram na casa onde moravamos como caseiros para cuidar da propriedade dos donos da casa. A bênção maior foi que conseguimos alugar três apartamentos com o mesmo preço com que pagávamos a casa.

Esperamos que esta mudança venha proporcionar aos jovens que moravam conosco uma maior independência e responsabilidade quanto ao seu futuro. Nós vamos continuar a auxiliá-los no pagamento dos aluguéis por um período de seis meses até que eles possam andar com as proprias pernas.

Blagodatni Centar (Centro da Graça)

Também decidi fechar o centro humanitário temporariamente por dois meses para avaliar o desempenho do centro e mudar os funcionánrios. Infelizmente os dois Bósnios que trabalhavam conosco não estavam correspondendo às nossas expectativas de trabalho e a maneira que achamos de fazer mudanças foi fechar o centro para novas adaptações. Foi também um decisão drástica, mas que era necessária para que tivessémos campo livre para implementar novas regras de trabalho e avaliar o ministério.

Clinica Dentária

Nós estivemos orando e compartilhando sobre a possibilidade de termos um casal de dentistas brasileiros vindo aqui por um período de um ano ou seis meses. Pois bem, se por um lado o Senhor não comfirmou a vinda do casal de Jacareí como esperávamos, por outro lado o Senhor nos enviou um casal de Vitória (ES). SIM!!! Mais um casal de capixabas para estar conosco aqui na obra. Eles são Josué e Lindabel assim com os seus dois filhos. Eles estiveram aqui numa rápida visita para conhecer o trabalho e trabalhar um pouco na nossa clínica. E depois de muita oração e intercessão, eles decidiram que em fevereiro de 2007 vão estar se mudando para Zenica e trabalhar conosco na clínica dentária, no trabalho de evangelização e implantação de igrejas. Glórias a Deus pelas respostas de orações.

Orem por eles, pois eles estão numa fase de preparação, mudanças, levantamento de sustento, e outras tantas coisas que deverão ser decididas e preparadas para a mudança e trabalho na Bósnia.

Equipe missionária

Também estivemos compartilhando sobre a possibilidade de uma família da Ucrânia se juntarem a nós. Pois bem, eles também vieram aqui nos visitar, e em maio de 2007, se Deus assim o permitir, eles estarão se mudando para Zenica e cooperando no projeto do acampamento assim como no trabalho de evangelização e implantação de igrejas.

Outro casal também confirmou a sua vinda para se juntar à nossa nova equipe. Eles são norte-americanos e estarão se mudando para a Bósnia em fevereiro de 2007 mas vão ficar primeiro em Sarajevo para aprender a língua antes de se mudarem para Zenica. Eles vão nos auxiliar no projeto da fazenda e evangelismo.

Minha irmã infelizmente teve que sair da Bósnia por causa do visto. Ela vai retornar para o Brasil e talvez retornar como missionária para trabalhar com crianças.

Em dezembro estamos esperando a vinda da família de Fernando Reynoso lá de Taguatinga. Fernando estará vindo com a sua esposa Cristina (dentista) e as duas crianças para estarem trabalhando na clínica dentária e outros ministérios até o final de janeiro. Orem por eles e pela adaptação deles aqui, pois será pleno inverno.

Minha familia

Continuem orando pela minha família e pela minha sobrinha, assim como um dos meus irmãos que esteve no psiquiatra e foi diagnosticado com esquizofrenia. Meu irmão mais velho está passando um tempo com minha mãe o que a tem ajudado muito. Duas de minhas sobrinhas casadas se mudaram para João Neiva e também isto tem sido bom para a minha mãe. Uma delas está firme na igreja batista e estamos orando pela conversão da Neucenir e Neucimar, assim como maior compreensão da minha mãe em relação ao evangelho de Cristo..

Vale da Graça

Continuamos a orar por recursos para adquirir as terras para o acampamento, fazenda agrícola e Instituto Bíblico. O Senhor já tem levantado dois casais para trabalhar conosco e agora vamos poder juntar forças para que isto se torne uma realidade.

Orem conosco pelos recursos necessários para adquirir o terreno de 10.000M² cerca de 30.000 U$ dollars.

Assuntos gerais

Louvem ao Senhor conosco pela vida da minha irmã Penha. Mesmo não dominando a língua, ela fez um grande trabalho entre as crianças aqui. Teve domingo que chegamos a ter mais crianças do que adultos no culto. Orem para que o Senhor levante ou envie pessoas vocacionadas para trabalhar com crianças.

Vocês oraram pela conversão de Medina e Fatima, pois bem, elas foram salvas e estão se reunindo conosco.

Continuem a orar pela conversão de Samanta e Dean, um dos amigos de Meti que tem mostrado muito interesse pela palavra de Deus.

Orem por recursos e sustento para o casal Josué e família e pela vinda deles em fevereiro.

Pela família do Fernando Reynoso que estará vindo dia 10 de dezembro e ficando até 31 de janeiro. Louvem ao Senhor pela igreja em Taguatinga que contribuiu grandemente para a vinda deles aqui.

Pelo projeto de natal que começa dia 5 de dezembro. Vamos mobilizar novamente para distribuir cerca de 75.000 presentes de natal para as crianças pobres da Bosnia e Hezergovina.

Louvem ao Senhor pelo aumento das ofertas nestes últimos meses. O Senhor tem sido fiel e muitos irmãos, irmãs e igrejas contribuíram generosamente para o nosso sustento. Graças sejam dadas a Deus pelo seu dom inefável, II Co 9.15.

Amados, são tantas as coisas que não há mais espaço aqui para compartilhar.

Orem por mim. Por discernimento, sabedoria e unção para continuar neste ministério principalmente quando estaremos recebendo reforço para evangelizar esta nação.

Nele, esperança das nações,

Walter Gonçalves

Saiba como contribuir com o trabalho do Senhor na Bósnia