Começará a ser vendido no Brasil, a partir de novembro deste ano, um mouse que permitirá que tetraplégicos e portadores de deficiências musculares, consigam apenas com o movimento dos olhos, navegar na internet e escrever textos.
O “mouse ocular” é um sistema que transforma em comandos de programa, os movimentos capturados e codificados digitalmente pelo globo ocular. O produto foi exibido durante a terceira edição da Feira Internacional de Amazônia, em Manaus.
Com o tamanho de um cartão de crédito, a novidade vai custar em torno de R$ 150. Ele pode ser instalado em qualquer PC compatível com uma conexão serial tipo RS-232, Windows e um navegador para a Internet.
A invenção é do engenheiro eletrônico Manuel Cardoso, que a desenvolveu com recursos próprios em 1993. O criador afirma que o mouse não apresenta contra-indicações, e pode ser utilizado por pessoas que sofram de cerca de 40 patologias, que vão de derrames à paralisia cerebral.
O mouse já está sendo usado no Hospital das Clínicas em São Paulo, no Hospital Pedro Ernesto no Rio de Janeiro e no Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba (Paraná).