Líder do Hezbolá anuncia guerra aberta contra Israel

O líder do grupo xiita Hezbolá, Hassan Nasrallah, declarou abertamente guerra contra Israel e prometeu bombardear todos os alvos ao seu alcance no Estado judeu. Amensagem foi transmitida pela rede de televisão Al-manar, propriedade do Hezbolá. Ele condenou enérgicamente os ataques contra o Líbano e ressaltou que os libaneses “não serão os únicos a pagarem o preço”. “Vocês também pagarão”, completou.

A ONU lamenta os ataques israelenses direcionados ao Líbano e criticou o governo judeu por bloquear os portos e aeroportos do país . Segundo jan Egeland, comissário de Direitos Humanos da ONU, tais ações violam as leis intyernacionais e trazem graves consequências para civís.

“Isso está errado. Além de violar as leis internacionais, isso vai contra o senso comum. Supõe-se que Israel ataque o grupo armado e não os filhos de pessoas inocentes que nada tiveram a ver com isso”, declarou.

Sobre a privação dos portos e aeroportos, ele comentou: “privam crianças e civis inocentes de suprimentos, do direito de ir e vir e as impedem de chegar a lugares como hospitais e executar suas tarefas cotidianas”. Ele também criticou os extremista do Líbano e Gaza pela captura de soldados israelenses na última semana, o que gerou mais violência no Oriente Médio.