Devo, não nego!

“Eu sou devedor, tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes” Romanos 1:14.

Somos devedores. Temos uma dívida externa no nosso país, temos os juros do banco, as contas no cartão de crédito e os talões de cheques. Se há uma coisa que sabemos bem é que deixar de pagar o que devemos é crime e é algo constrangedor ter o nome comprometido. É muito vergonhoso.

Há ainda a dívida do pecado, algo muito mais agonizante do que dever o governo. Essa dívida consome sua alma, compromete sua eternidade. Faz de você um escravo, limita, destrói. Para ambas as dívidas temos uma solução: Jesus. Ele pagou a dívida do pecado, Ele trouxe a prosperidade. Ele resolveu tudo por um preço bem alto. Dívidas pagas. Que alívio para nós!

Entretanto, ainda há uma dívida implícita, uma dívida dedutiva, uma dívida da qual não lembramos porque ainda não fomos cobrados e desta Jesus é quem nos cobrará. Estou falando da dívida que Paulo se referiu no versículo 14 do primeiro capítulo de Romanos, a dívida do conhecimento. A bíblia diz “a ninguém deveis nada a não ser amor”. Portanto, deixemos a dívida do pecado para adquirir a do amor (Que coisa boa de pagar!). Por sua vez, a dívida do conhecimento ainda é diferente, ela vem permeada do amor que Deus derrama em nossos corações, mas tem uma característica própria, ela deve ser cumprida por nós. Quando Paulo estava escrevendo a carta aos Romanos ele começou testificando seu ministério e falando da fé declarada dos romanos. Logo em seguida ele começa a se justificar quanto ao fato de ainda não tê-los visitados. O grande propósito da visita seria transmitir-lhes algum dom espiritual. Quando li esta passagem algo me incomodou, principalmente o versículo 14, onde Paulo afirma que sua dívida não era somente com aqueles romanos que criam em Jesus, mas aos gregos, aos bárbaros, a todos! Não era algo específico para aquele povo, era uma visão mundial.

Há algo que temos que transmitir a todos, há uma dívida. Você sabe e conhece algo que muita gente ainda não sabe, então você tem uma dívida e ela só pode ser paga pelo seu esforço de anunciar. Imagine chegar no céu e encontrar seu nome no “SPC” celestial. Na porta, um anjo pergunta:

– Seu nome?
– ÉRIKA Santos! (Toda feliz de estar no céu)
– Hummmm, eu chequei aqui no sistema e consta uma dívida no seu nome.
– Mas como? Que isso, seu anjo! Eu fui fiel nos dízimos, nos cultos, até cuidei das crianças na igreja. Veja isso de novo!
– Bem… Querida, olhe você mesma, aqui diz “Sou devedora tanto a indianos como a chineses, tanto a sábios como a ignorantes.”
– E agora (engolindo seco), eu não vou entrar?
– Vai, mas terá que prestar contas.
– Ufa, ainda bem!
– Prestará contas ao Cordeiro de Deus, Jesus, o Mestre. Olhe pra Ele!

Já pensou você ter que olhar pra Jesus e ver seus olhos dizendo “confiei em você”. O que dizer?

– Jesus, bem… Eu achava que missões eram coisas pra gente específica… Quer dizer, eu fiz a obra na minha igreja mesmo, evangelizei meus vizinhos, minha família, meus amigos… Eles até estão aí. Passei todos os anos da minha vida ali, consegui carros, uma casa. Ah! tive uma família, filhos, fui próspera, mas nunca pensei que tinha um compromisso com tantos povos.

Talvez Ele responda:

– Eu dei a minha vida por eles e confiei o tesouro do conhecimento a você. Apascentou as minhas ovelhas?

Talvez não haja serviço de cobrança no céu, mas isso não quer dizer que Jesus não confiou a você uma missão, que Ele não espera que o amor que você tem por Ele o leve até os lugares longínquos para anunciar o amor que Ele tem. Há pessoas hoje no mundo inteiro que vivem em completo desespero, que entregam toda sua existência a deuses sem valor, enquanto o sangue de Jesus foi derramado por elas. Você tem uma dívida, e assim como a de Paulo não era somente com os que estavam perto. Seria bom se pudéssemos largar tudo, pegar um avião, ir pra janela dez-quarenta e pregar. Mas não é tão fácil. Os que não podem ir, podem contribuir. Os que não podem contribuir, podem orar. Será que existem os que não podem orar?

Existem certas verdades que não podemos deixar de lado. Você tem uma dívida e Jesus lhe capacitará a cumpri-la!

por Érika Silva Santos