Confira relatório de Celso Luiz Castro sobre a obra do Senhor no Nordeste

Estimados irmãos,

Continuamos nossa luta por aqui no nordeste enquanto o Senhor confirma nossa retorno para o Sul, à cidade de Curitiba, como já temos compartilhado. Enquanto isso não ocorre, trabalhamos normalmente, resolvendo pendências, e realizando outras atividades ministeriais conforme Deus nos permite resolvê-las. E, em algumas delas, dependemos totalmente dEle.

FAMÍLIA

Nossa família vai bem, graças a Deus, procurando assimilar essa expectativa de saída do nordeste, cremos que por um tempo. O nosso filho mais novo, André, já está em Curitiba com a avó, dando continuidade nos estudos do ensino médio, enquanto o Filipe está aqui conosco. Continuamos contando com as vossas orações por essa transição, pois ela envolve muitas coisas, tanto aqui, quanto lá! Já vislumbramos momentos muito difíceis em Curitiba em apoio à família, quando, de certo modo, estamos deixando uma vida estável.

Contudo, continuamos na dependência total do Senhor, como temos dependido nestes 21 anos de ministério. A Josiane está tentando uma transferência de suas atividades pedagógicas para o município de Curitiba. Ela leciona numa escola municipal aqui. Não é fácil, mas “tudo é possível ao que crê”. Se ela conseguir, será uma bênção, pois suas atividades pedagógicas nos ajudam no sustento. Outro motivo de oração é quanto ao nosso ministério lá. Há algumas possibilidades e alguns planos, mas “a resposta dos lábios vem do Senhor”. Orem pelos suprimentos para nossa mudança e viagem.

OBRA MISSIONÁRIA

Os trabalhos, tanto na capital quanto no interior (litoral, agreste e sertão) estão indo muito bem. Os obreiros de nossa equipe missionária continuam firmes e animados, procurando fazer conhecido o Evangelho de Jesus Cristo em meio às inúmeras “igrejas” que surgem da noite para o dia, e que não passam de bodegas espirituais, com propostas mirabolantes sem contudo apresentar o Evangelho. Precisamos de cuidado para não cairmos no laço de acharmos que todo trabalho cresce do mesmo jeito e que é fruto somente de estratégias humanas! O Senhor deseja que todos sejam salvos (1 Tm 2:4), mas nem todos querem ser salvos (Jo 5: 40).

Nossas expectativas agora estão voltadas à III Conferência do Sertão, a ser realizada nos dias 15 a 18 de junho, cujo preletor, será o irmão Marcos Senghi Soares. O tema será: Santidade: para com Deus, com o Mundo e Comigo.

No último fim de semana maio, estivemos numa reunião da Sociedade Bíblica do Brasil em Recife, participando de uma reunião para os presidentes de diretórios estaduais da SBB. Aproveitamos o ensejo desta ida à capital pernambucana, para, no sábado e domingo, visitar os irmãos Manoel Tavares e esposa Paula e o irmão Alberto Dumont Leonardo, que estão no Instituto Bíblico e Missionário Macedônia, em Paudalho. Tive a alegria de levar comigo os irmãos Edílson Messias da Silva e a jovem Shalimar Nunes Cabral, que estagiam este ano conosco ajudando-nos no trabalho e tendo uma experiência no campo missionário, com o apoio de suas igrejas locais Santa Helena e Barreirinha, ambas em Curitiba. Eles têm sido uma bênção ao trabalho. Para o Edílson é um desafio, pois depende totalmente do Senhor para sua manutenção aqui, uma vez que sua igreja não pode ajudá-lo. Orem por ele!

No domingo pela manhã fomos à comunidade de Mussurepe a fim de ajudar no trabalho de estudos bíblicos. Foi maravilhoso ver a firmeza do senhor João (83 anos), analfabeto, em sua fé! Também conhecemos o casal Cleber e Rose, recém-convertidos, cujas vidas têm sido um ânimo para os irmãos que realizam o trabalho ali. O irmão Lenildo, aluno do IBMM, pai na fé do referido casal, os têm discipulado.

O mais importante nesta visita é que depois de quase um ano, conseguimos neste dia comprar do senhor Rômulo, mais conhecido como Cem, um terreno de 389 m², pelo valor que tínhamos R$ 1500,00. No próximo dia 2/6 o Neto, juntamente com o Ivan Ramos ou outro irmão, irão efetuar o pagamento e pegar o documento em nome da SEARA. Agora a SEARA tem o desafio de construir a sua primeira Casa de Oração fora do Rio Grande do Norte, como parte de seu projeto de expansão missionária de levar o Evangelho por todo o Nordeste!

Em nosso retorno, visitamos no domingo à noite a igreja em Jacaraú-PB, onde está o irmão Paulo Eduardo Martins e familiares. O irmão Paulo Eduardo e família tem feito um bom trabalho tanto na cidade, quanto nos sítios. Hoje as pessoas de Jacaraú sabem que há uma Casa de Oração ali. Deus tem, por Sua graça, acrescentado ao corpo local várias almas! Foi maravilhoso rever aqueles irmãos e ainda mais ver como o trabalho tem crescido nos últimos 3 anos e hoje ser conhecido em toda a cidade. Tivemos o privilégio de fazer uso da Palavra, pelo que glorificamos a Deus. Lamentamos e repudiamos profundamente o desestímulo que estes irmãos queridos receberam há algum tempo atrás de um visitante espirituoso.

No próximo mês de julho, teremos duas equipes de irmãos americanos que virão através do irmão Marconi Paulo da Silva, da Igreja Batista Regular, para nos ajudar a construir a Casa de Oração no sítio Pará Velho, em Tenente Laurentino, bem como realizar um evangelismo na cidade de Florânia (município ao qual pertencia a localidade de Ten. Laurentino), a 14 km. Louvem a Deus por estes irmãos nesta parceria missionária e orem pelas atividades edificativas e evangelísticas!

Finalizando, pedimos que continuem orando pelos suprimentos de recursos para a conclusão da Base Missionária da SEARA em Natal, e de instrumentos para Escola Comunitária de Música e para que consigamos um terreno em Jucurutu, pois a pessoa que ficou em vender desistiu. Agradecemos a todos o apoio através das orações e aos que nos ofertam, pela sua generosidade! Que o Senhor os recompensem!

Com carinho,

Celso Luiz Castro e família