O ex vice-presidente regional da Visão Mundial para a América Latina, o pastor brasileiro Manfred Grellert, pediu mais ação das igrejas contra o trabalho forçado de crianças da América Latina, no Fórum “Os novos rostos da evangelização”, realizado na Guatemala, na última terça-feira, 4 de abril. “Já não é mais possível que as igrejas se mantenham isoladas em suas paróquias. É preciso que saiam para o atendimento dos que nada têm”, declarou Grellert em sua palestra.
O pastor frisou que a realidade infantil na América Latina é grave, mas “as igrejas podem atendê-la, porque contam com instalações e com recursos humanos qualificados para apoiar crianças sofredoras e marginalizadas”.
Para o ex-presidente da Fraternidade Teológica Latino-Americana, o pastor brasileiro luterano Valdir Steuernagel, a igreja deve abordar de maneira integral os problemas da vida familiar, social e cultural. Para o reverendo, as igrejas converteram-se nos centros de exclusão. “É necessário o respeito à diversidade e integração entre homens e mulheres, para marcar a diferença e abandonar os padrões culturais de violência e morte”, apontou Steuernagel.