Grupo cristão é liberto de seqüestradores iraquianos

Na manhã da última quinta-feira, Norman Kember, de 74 anos, James Loney, de 41 anos e Harmeet Singh Sooden, de 32 anos foram libertos das mãos de seqüestradores iraquianos após uma operação multinacional. No início deste mês, os integrantes do grupo Christian Peacemaker Teams, apareceram em um vídeo exibido pela TV “Al Jazira”, pedindo ajuda. Durante o cativeiro, Tom Fox, de 54 anos, morreu.

Uma integrante do grupo cristão Pax Christie, que trabalha junto à Christian Peacemaker Teams na tentativa de disseminar a paz em países em guerra, expressou sua satisfação pela notícia. “Vou dar a Norman um grande abraço quando o vir. É uma notícia assombrosa”, disse Pat Graffney, secretária-geral da Pax Christie. Graffney ressaltou que apesar disto, deve continuar a tarefa de levar a paz ao Iraque.

O ministro de Assuntos Exteriores do Reino Unido, Jack Straw, que deu a notícia em comunicado oficial à imprensa, lamentou a morte do estadunidense Tom Fox e destacou o profissionalismo das forças multinacionais e iraquianas, que conseguiram um bom desfecho para os reféns. O grupo responsável responde ao nome de Brigadas das Espadas da Lei.