Quatro templos de igrejas batistas foram incendiadas na cidade de Birmingham, estado do Alabama, Estados Unidos, entre segunda e terça-feira desta semana. Segundo o escritório do Corpo de Bombeiros do Estado, os possíveis atentados ocorreram cinco dias depois de terem sido registrados incêndios similares em outros cinco templos, também batistas, ao sul da cidade.
“Quatro igrejas rurais do oeste de Alabama foram incendiadas durante a noite”, informou o comunicado oficial do governo. Mesmo sob fortes indícios de ato criminoso, as autoridades foram cautelosas ao expor suas suspeitas. “Agentes estaduais e federais estão investigando o caso como intencional, porém não se pode confirmar se foram atos criminosos”, disse a nota. Dois templos foram completamente destruídos e outros dois seriamente danificados.
Entre quinta e sexta-feira da semana passada, cinco templos localizados nos condados de Sumter e Greene, e o edifício de uma congregação religiosa também pegaram fogo no sul de Birmingham. Já foi confirmado que três dos incêndios foram intencionais.
As autoridades do Alabama ofereceram 10 mil dólares de recompensa por qualquer informação sobre os incêndios que leve aos responsáveis, e o governador Bob Riley, se declarou “escandalizado”, prometendo a punição para os culpados.
Mesmo sem pistas concretas, Ragan Ingram, porta-voz da Defesa Civil, garantiu que as autoridades estão procurando “uma caminhonete preta que foi vista perto de uma das igrejas” na semana passada e “pediram ajuda do público” para identificá-la.
Ainda não é certo que existe motivação radical incentivando os tais episódios. No entanto um dos cinco templos queimados na semana passada era freqüentado por fiéis negros e os outros quatro, por brancos, disseram as autoridades.