Descoberto manuscrito que pode ser transcrição do “Evangelho de Judas”

A descoberta de um manuscrito copta pode mudar a imagem de Judas Iscariotes, o homem que traiu Jesus Cristo com um beijo. O documento, datado do século IV, foi descoberto nos anos 70, no Egito e tudo indica que é uma transcrição do apócrifo Evangelho de Judas.

O manuscrito deve ser publicado em abril e já causa polêmica entre os religiosos. Desde seu descobrimento, passou por várias mãos até chegar aos cofres da fundação Maecenas for Ancient Art (Mecenas para Arte Antiga), de Basiléia, Suíça – atual proprietária, em sociedade com a National Geographic.

O texto ainda está sendo traduzido para o inglês, francês e alemão por Rudolph Kasser, considerado o melhor especialista em língua copta do mundo. Na opinião de estudiosos, o documento pode revolucionar a compreensão do cristianismo e dar uma nova imagem a Judas.

O “Evangelho de Judas” teria sido escrito por membros da seita gnóstica cainita, um grupo cristão que misturava misticismo e filosofia. Para eles, Judas teria seguido um desígnio divino. Sem a traição, não haveria salvação para os homens, defendem eles.