Racionamento de energia

Amigos, não se pode ouvir rádio ou ver noticiários da TV por mais de 1 minuto sem ouvir alguma coisa a respeito. Não se começa uma conversa sem a célebre pergunta: “E aí, tá economizando?” É um tal de trocar as lâmpadas, instalar “timers” nos luminosos, desligar geladeiras e freezer e até ressuscitar os velhos despertadores para desligar o rádio-relógio.

A que ponto chegamos! Primeiro, ninguém usava eletrodomésticos, porque não sobrava dinheiro e eles eram muito caros. Agora, quase todo mundo tem, mas não pode usar, porque falta energia. Pior está o meu amigo que trabalha em uma grande distribuidora de energia. Até 2 meses atrás, ele tinha que suar a camisa para vender mais energia para as indústrias da região e aumentar o faturamento da sua empresa. Agora ele foi nomeado o gerente para redução de 20% nas mesmas empresas. Durma-se com um barulho desses!

Faltou planejamento? Gastamos energia à toa? Não se investiu o suficiente? Talvez um pouco de cada coisa. O fato é que estamos quase às escuras. Leia logo este artigo, antes que acabe a energia… Fez-me lembrar de Luanda, em Angola. Depois das 19h00, só com gerador.

Ainda bem que, como diz a canção, “não se acende a luz do sol nos 220 volts dos palácios de Brasília!!” Esses dias minha filha mais velha, de 4 anos, me perguntou sobre o céu. Queria saber alguns detalhes, como se no céu tem nenê, se tem shopping center e se fica escuro. Quanto ao primeiro, sinceramente, não sei como vai funcionar isso. Shopping center, certamente que não tem. Agora, ficar escuro, impossível. Ali habita o Sol da Justiça, e a Bíblia fala que “lá não precisa de luz de candeia, nem da luz do sol, porque a Senhor Deus brilhará sobre eles”.

Tanta gente anda atrás de uma iluminação espiritual, sua “Estrela-Guia”, enquanto Jesus continua dizendo tão clara e suavemente “EU SOU A LUZ DO MUNDO, QUEM ME SEGUE NÃO ANDARÁ NAS TREVAS”. A única saída para o “blackout espiritual” em que o homem se encontra é o brilho da glória do Cordeiro de Deus. Ele não precisa de usina nem de gerador. Ele É a luz. Um dia, quando ainda havia “trevas sobre a face do abismo”, Ele disse: “Haja luz” e houve luz. E até hoje ele é o único que nos pode “chamar das trevas para a sua maravilhosa luz”.

“De que lado você está? De que lado você quer ficar?”

Pensando bem:

“Sombras à roda, nuvens em cima O Salvador não hão de ocultar; Ele é a luz que nunca se apaga, Junto ao Seu lado sempre hei de andar.” (HC 435)