Walter Gonçalves, além de nosso amigo, também fez história em irmaos.com ao participar do primeiro programa do Podcast irmaos.com em Março de 2006 quando ele contou de seu ministério entre os bósnios. Frenquentemente você terá notícias dele nesta seção para que possa orar e apoiar seu ministério.
Novembro de 2010
Depois de um verão intenso com muitas equipes e pessoas vindas nos visitarem, agora estou dando uma pausa e tirando uns dias de férias na casa de uns amigos nos EUA que bondosamente pagaram a minha passagem para tirar três semanas de descanso. Realmente estava precisando sair um pouco da Bósnia para poder me recompor e buscar a direção de Deus para a continuidade de sua obra na Bósnia. Apesar de estar fora da Bósnia, somente quatro dias parece que não dá para se desconectar do trabalho e das responsabilidades deixadas para trás. Em tão poucos dias fora já muitos coisas têm acontecido na Bósnia e gostaria que vocês continuassem a interceder pelo avanço do reino de Deus naquela nação tão difícil para a pessoa do Senhor Jesus. A Bósnia tem menos de 500 discípulos em uma nação com 4.200.000 habitantes.
Equipe
A Lidiane (que havia vindo para a Bósnia com a equipe do I LOVE BOSNIA no final do ano passado) saiu dia 12 de novembro com destino a São Vicente (SP). Ela está regressando à sua cidade para descansar e compartilhar com a sua igreja sobre o seu retorno para a Bósnia para um serviço de longo prazo a partir de março de 2011.
O casal Andrés a Adriana está se adaptando pouco a pouco no aprendizado da língua e no domingo passado ele deu a sua primeira mensagem em espanhol (com tradução em bósnio). Orem pelo filhinho deles (Daniel) que tem sido difícil a adaptação dele aqui, ele tem menos de três anos, mas nasceu na Tunísia, morou na Costa Rica e agora esta na Bósnia, são mudanças muito radicais para uma criança pequena como ele e os seus pais necessitam de muita oração para orientá-lo. Eles continuam no aprendizado da língua e conhecimento da cultura Bósnia
Jesse Lipsi, outro jovem que aceitou o desafio, está indo bem, apesar de um pouco frustrado pelo número de responsabilidades e pouco conhecimento da língua e cultura para se orientar no meio desse povo. Ele tem ajudado no louvor na igreja assim como no trabalho com jovens. Orem ao Senhor pela facilidade em aprender a língua e se adaptar à cultura local.
Gostaria que estivessem orando pela família de Jurij, missionário ucraniano que está conosco e que necessita de discernimento quanto ao seu futuro. Ele não têm sustento e fica difícil saber como mantê-lo aqui.
Já estamos em preparação para o período de natal e para a distribuição dos presentes. Este ano vamos receber cerca de 50.000 presentes oriundos do Reino Unido para serem distribuídos às crianças da Bósnia. Esta é uma grande responsabilidade que exige muito trabalho e durante todo o mês de dezembro visitaremos escolas, orfanatos, hospitais, vilarejos e associações para distribuir os presentes. Orem para que o Senhor Deus nos dê ousadia, oportunidades e palavras certas para dar testemunho de nosso Senhor.
Igreja Local
A igreja local tem crescido e tivemos algumas decisões durante este verão e damos graças a Deus pela maneira em que o seu Espírito tem se manifestado entre nós. No dia 10 de outubro eu tive o privilégio de estar batizando mais seis irmãos e irmãs que decidiram dar mais este passo de fé em sua caminhada com o Senhor. Às terças-feiras nós dividimos os rapazes e moças para estudarmos a palavra com mais profundidade e de maneira mais pessoal e íntima na vida de nossos jovens, Graças a Deus temos tido bons momentos e boa participação. O nosso desejo agora é fazer um grupo para homens adultos e mulheres também separadas.
Gostaria que estivessem orando por Hidajeta que foi batizada em outubro. Ela faz parte da única família que é toda salva e batizada da nossa igreja, sendo todos de origem muçulmana. Ela foi diagnosticada com câncer há alguns anos, foi operada, fez quimioterapia, e agora o câncer voltou e está se espalhando pelo corpo. Aqui não existem muitos recursos para o tratamento do câncer e só mesmo pela misericórdia de Deus que ela pode ser curada. Orem pela sua cura. Ela tem três filhos que são entre os mais fiéis e constantes na igreja e em todas as atividades. Às vezes eles caminham quatro quilômetros para vir à igreja.
Em janeiro estamos planejando o nosso acampamento de inverno nas montanhas. Desta vez será mais voltado para jovens e adolescentes. Orem por nós para que possamos achar um local acessível e barato.
Gostaria que orassem também sobre a possibilidade de abrir o nosso centro para criar um centro do dia para adolescentes entre 11 e 16 anos. Esta tem sido uma grande preocupação não só do centro social do governo, mas nossa também uma vez que nossa igreja conta com um bom numero de adolescentes nesta faixa de idade. É grande o numero de adolescentes que ficam vagando pela cidade sem ocupação e desorientados. Nossa ideia é de criar um centro do dia para oferecer 3 vezes por semana reforço escolar, oficinas criativas, esportes e recreação.
Centro da Graça (Auxílio Social e Comunitário)
No mês de agosto distribuímos kits escolares para mais de 300 crianças pobres da cidade (Zenica) permitindo assim que eles pudessem começar o ano com o material escolar necessário. Também pudemos auxiliar muitas crianças, sobretudo aquelas que vêm à nossa igreja, para comprar os livros e algumas delas nós pagamos o passe escolar. Apesar de termos diminuído a distribuição de cestas básicas, nós continuamos a fazer dando prioridade às famílias da igreja e também aos familiares das crianças que participam do clube de crianças aos sábados. O inverno está se aproximando e só mesmo pela misericórdia de Deus para com este povo que não tem recursos necessários para o aquecimento, eletricidade e muito menos ainda para comprar alimentos uma vez que o desemprego tem aumentado muito.
Vale da Graça
Com a chegada do inverno, as atividades no vale estão sendo reduzidas. Estamos com quatro jovens trabalhando e morando no vale mesmo sem eletricidade. Nestes quatro meses de inverno eles estarão tomando conta da casa e dos equipamentos. Enquanto isso, estamos lutando pela possibilidade de colocar eletricidade lá. Se isso for concretizado, eu também estarei mudando para a casa. Neste mês plantamos mais 350 mudas de peras, ameixas, cerejas e castanhas. Orem para que possamos ter um agrônomo para vir nos ajudar. Fizemos a apresentação do projeto do Vale da Graça ao prefeito e autoridades e, apesar de termos sido bem recebidos e o projeto receber a avaliação positiva do prefeito, a companhia de mineração da cidade está bloqueando a permissão de construção de casas no vale dizendo que a área é de reserva de carvão, mas temos percebido que na verdade eles querem dinheiro à parte para nos dar a permissão e isto nós não vamos fazer. Orem por nós para que o Senhor mova os corações e nos coloque em contacto com pessoas-chave no governo que possam liberar as construções. Continuamos sondando os proprietários de alguns terrenos para adquirir as terras e nossa oração e que possamos adquiri-las por preços acessíveis.
Agradeço imensamente a Deus por vossa fidelidade, amizade, contribuições e amor que tem tido para conosco. Deu abençoe e retribua a cada um aquilo que tem sido feito por nós e pelo povo da Bósnia.
Walter Gonçalves