“Ele salva, livra, e opera sinais e maravilhas no céu e na terra; ele salvou e livrou Daniel do poder dos leões.” (Daniel 6:27)
O sol tinha alcançado o meio do céu. Era meio dia, hora do almoço. Eu descia à rua e observava o movimento. Sentia o calor, as pessoas. O tempo avançava porque não pára. A fome veio ao estômago e depois ao cérebro. Decidi não almoçar devido a compromissos que tinha e o pouco tempo para todos eles e, então, parei numa barraca de cachorro quente em frente a um cruzamento de ruas movimentado. Fiz o pedido do lanche e as pessoas continuavam passando por mim. Umas apressadas, outras nem tanto. Umas com expressões de alegria no rosto, outras nem tanto. O calor aumentava e o tempo, ah, o tempo passava. O semáforo, logo a minha frente, então, chamou minha atenção. Luzes com as cores vermelha, amarela e verde me atraíam. A troca intermitente de cores disciplinando o uso das vias por carros e pedestres me fez refletir entre uma mordida e outra do sanduíche mais urbano que conheço e que já estava em minhas mãos.
No vermelho para os carros, as pessoas atravessavam, no amarelo; automóveis e gente, fora e dentro dele, prestavam atenção no caos urbano da grande cidade para resolverem o que fazer. Por fim, o verde acendido dava a pedestres o direito de passar de um lado a outro com segurança. Às vezes, pessoas apressadas, tanto em carros quanto a pé, desrespeitavam os sinais e corriam riscos desnecessários.
Em nossas vidas, a presença do semáforo de Deus também disciplina nosso avanço espiritual e, sempre, em todas as áreas, Ele alterna as cores para que possamos parar, prestar atenção ou seguir em frente. É preciso, então, que estejamos atentos aos sinais.
Como está sua vida agora? Atribulada? Você se vê diante de dificuldades intransponíveis e pensa em desistir, correr? Pense e reflita, o sinal é o vermelho e Deus quer que você pare para observar, ver o movimento ao seu redor, as pessoas que podem te ajudar e querem ajudar. Se você está num momento de ter que tomar decisões ou vivendo uma vida de erros, o amarelo está piscando e Deus pede que preste atenção, pare e volte-se a Ele. Agora se você está de fato, em paz, tranquilo e decidido em alguma área de sua vida, atravesse a rua, siga em frente e não olhe para trás, pois o Senhor não te dá espírito de covardia e sim de ousadia e coragem.
Viva e sinta o poder de Deus através de cada um de seus poros. É preciso observar o trocar de luzes do semáforo da vida e tomar atitudes porque o tempo não pára. Coragem não é ausência do medo, mas sim dominar esse medo para viver uma vida de coragem.
Senhor precisamos de sabedoria e discernimento para atravessarmos com segurança as complicadas ruas de nossas vidas. Ajuda-nos em nome de Jesus, amém.
Fraternalmente em Cristo