Você lançou a âncora?

“Pomos o nosso refúgio em reter a esperança proposta; a qual temos como âncora da alma segura e firme e que penetra até ao interior do véu, onde Jesus, nosso precursor, entrou por nós” Hebreus 6:18-20.

A âncora é uma peça de aço, composta de uma barra com dois ou mais braços e suspensa por uma corrente, que o marinheiro lança no fundo do mar ou do rio para impedir que o barco fique à deriva. A segurança que proporciona depende do tipo de terreno que encontra sob as águas. Todas as precauções são tomadas para que ela possa resistir aos golpes de um mar revolto. Geralmente existem várias âncoras em um navio. Uma delas, a mais forte e só utilizada em casos extremos, em outros tempos era chamada de âncora da esperança ou da salvação.

A âncora, com suas características de segurança e firmeza, é uma bela imagem de nossa esperança fundamentada em Cristo. Tal esperança nos mantém ancorados na rocha de Sua imutável fidelidade. Para o crente é um forte consolo saber que está indissociavelmente unido ao Senhor Jesus, que quando acabou a obra da cruz entrou no céu, onde entrou como nosso “precursor” Hebreus 6:20.

“Precursor” era o significativo nome que se dava a um pequeno barco que levava a âncora a um lugar seguro, o porto, por exemplo, para garantir a segurança da tripulação do navio. Representa o que Jesus é espiritualmente para nós. Ele foi o primeiro a entrar na presença de Deus a fim de nos preparar lugar e, como a corrente da âncora, nossa fé nos une a Ele.