“Pois olhou desde o alto do seu santuário, desde os céus o SENHOR contemplou a terra. Para ouvir o gemido dos presos, para soltar os sentenciados à morte” Salmos 102:19,20
Terminei o curso de direção defensiva e primeiros socorros para renovação da minha carta de habilitação há pouco tempo e aprendi grandes lições, principalmente nas questões compromisso e responsabilidade, porém, um vídeo sobre vítimas de acidentes me chamou a atenção e me deu um novo olhar sobre minha própria vida. Nele, pessoas que tiveram até o dia do acidente uma vida normal, contavam sobre sua dor e como viviam hoje. Dois depoimentos, em especial, me tocaram profundamente. O 1º era de uma jornalista e apresentadora que tornou-se tetraplégica e o 2º de uma modelo muito famosa que após o acidente fatal, ficou paraplégica. E aqui começa a lição.
Ambas tinham uma vida agitada e, segundo elas próprias, não estavam atentas a pequenos gestos, detalhes e a simplicidade da vida. Deus estava longe, muito longe. Com o acidente, a vida mudou e tudo que não viam antes, passou a ser observado com muita atenção. Mesmo com os movimentos limitados, minha colega de profissão aprendeu a pintar com a boca e hoje seus quadros estão espalhados por muitos países. A modelo, com a força de vontade e ajuda da fisioterapia, recuperou parte da fala. Ambas se superaram, foram além dos limites e encontraram em Deus forças para viver, mesmo que uma não consiga nunca mais dar sequer um abraço nas pessoas que ama e a outra, desfilar numa passarela como antes.
Quando penso nisso, vejo como somos ingratos e reclamões. Vejo que de fato, não somos merecedores do amor de Deus, mas, graças a Deus, Ele não pensa assim e nos cobre com um amor que não compreendemos. Quantos de nós, a começar por mim, nos acovardamos diante de situações que precisamos reagir e não correr? Quantas vezes queremos mais e mais e não agradecemos pelo que já temos? E o pior, quantas vezes entristecemos o Espírito Santo de Deus, que intercede por nós, quando não acreditamos que Deus nos dará a vitória em tudo aquilo que fazemos? Penso também em como, muitas vezes, estamos paralisados espiritualmente diante de algo quando Deus diz: “Sede fortes e corajosos; não temais, nem vos atemorizeis diante deles, porque o Senhor vosso Deus é quem vai convosco: não vos deixará nem vos desamparará.” Dt 31:6. Na primeira oportunidade que tiver, abrace alguém com muita força e diga o quanto a ama e, também, desfile pela passarela da vida irradiando a luz de Jesus.
Senhor, nos ajude a sermos corajosos cada vez mais para irmos além de nossos limites. Que tenhamos ousadia e coragem para vencer as adversidades, tribulações e levantes e que possamos, com isso, sermos sal e luz. Em nome de Jesus é que oramos, amém.