A nova vida: a salvação (3)

“Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus” João 3:3.

Primeiro vem o arrependimento e a fé que acompanha o “novo nascimento” João 3:3-6; depois, as boas obras que Deus preparou, feitas por reconhecimento ao amor dEle: “Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados” 1 João 4:10.

Podemos, pois, considerar a salvação sob três perspectivas:

– Em relação ao passado: “sois salvos” Efésios 2:5, 8; “Deus… nos salvou” 2 Timóteo 1:8-9. A certeza de ser salvo se apóia sobre a fé na Palavra de Deus.

– Em relação ao presente, o crente é salvo “por sua vida” Romanos 5:10, pela intercessão de Cristo Hebreus 7:25.

– Em relação ao futuro, Romanos 13:11 nos diz: “A nossa salvação está, agora, mais perto de nós do que quando aceitamos a fé”. Nós esperamos “a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo” Romanos 8:23. “Esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas” Filipenses 3:20-21.

Porém, a salvação em si mesma também apresenta diversos aspectos: o perdão, a purificação, a redenção, a justificação, a reconciliação, a santificação. “Ao único Deus, Salvador nosso, por Jesus Cristo, nosso Senhor, seja glória e majestade, domínio e poder, antes de todos os séculos, agora e para todo o sempre. Amém” Judas 1:25.