Bem-aventurados os que choram

“Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados.” “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” Mateus 5:4; Lucas 23:34.

É preciso desejar o sofrimento para ser consolado? Não, pois por causa do pecado a desgraça está em todo lugar. Deus é desprezado, o mundo está perdido e a morte reina. Em resumo, todas as coisas que existem trazem a marca do fracasso, e a morte é prova disso. Jesus promete consolo aos que choram por causa de suas próprias faltas. Estes são consolados pelo consolo que elimina toda angústia: o perdão gratuito de Deus e o calor de Sua presença.

O Senhor Jesus teve muitos motivos de tristeza durante Sua vida aqui. “Veio para o que era seu, e os seus não o receberam” João 1:11. Chorou por Jerusalém que iria ser destruída. Chorou pela ingratidão daqueles que viera salvar e abençoar. A resposta mais freqüente dos homens ao Seu amor era o ódio.

Somos sensíveis ao mal e ao sofrimento que há neste mundo? Estamos conscientes que a mesma capacidade de destruição está dentro de nós? Precisamos implorar a ajuda divina para ver o mundo, as pessoas e a vida como Deus vê. Em meio ao caos reinante, às trevas e ao mal, a Palavra de Deus declara: “Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória” (Isaías 6:3). Que consolo é saber que o Senhor governa todas as coisas! Na vida dos que Lhe pertencem não há nada que esteja fora do controle da mão poderosa e cheia de amor do Pai. Em outras palavras, as dificuldades e sofrimentos são permitidos por nosso Deus que é fiel e não permite que sejamos provados além do que podemos suportar 1Coríntios 10:13. O objetivo divino ao nos fazer chorar é que sejamos aprovados em tudo e recebamos consolo para poder consolar outros 2 Coríntios 1:4.