Ninguém merece

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem de obras, para que ninguém se glorie”. [1]

A falácia televisiva produz inúmeros jargões que, mais dia, menos dia, acabam na boca do povo. Há alguns anos,a expressão da moda era “Não é brinquedo não!”, suscedido pelo famigerado “Faz parrte!”.

A última moda das gírias é, ao ser contrariado, soltar um vultoso “ninguém merece!”. Esta frase surgiu num reality-trash-show e era repetida várias vezes por uma das participantes. Cada vez que ela era contrariada dizia “ninguém merece”, como quem queria dizer: “eu não mereço isto, mereço coisa melhor”.

Gideão preparou-se para a batalha com milhares. Deus só lhe permitiu lutar com 300. Ninguém merece!

Davi, ainda jovem, viu o exército da sua nação ser afrontado e afugentado por um gigante. Ninguém merece!

Moisés, após uma fuga cinematográfica do Egito chega à margem do mar vermelho. Ninguém merece!

Diferentemente da participante do reality-trash-show que tentou (mas não conseguiu) seduzir os telespectadores com o seu desmilinguido lamento, os homens da Bíblia citados não se venderam à posição de coitadinhos.

Gideão permaneceu valente à frente dos 300 e venceu. Davi transformou o gigante em anão quando disse: “Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.” [2]; Moisés não disse nada. Preferiu confiar e levantou as mãos, como quem diz: Senhor, eu me rendo à Tua vontade. E o mar se rasgou.

Depender de Deus é admitir que de fato, ninguém merece. Ninguém merece ser salvo, ninguém merece ser abençoado. Mas pela graça o merecimento já não mais é necessário. O Preço já não precisa mais ser pago. Graça é um presente não merecido. Ninguém merece, mas Deus dá.

É como um presente entregue ao portador. Deus nos dá a graça, entregue mediante a fé. E foi justamente a FÉ, o liberador da Graça que fez com que Gideão, Davi e Moisés não jogassem a toalha na hora do embate.

Tem muito cristão se fazendo de coitadinho diante de Deus. “Senhor, eu não mereco isto ou aquilo”, como que tentando chantagear a Deus. Não precisamos lamentar, irmãos, temos a Graça! Acione os motores da Graça por meio da tua Fé e você terá uma maravilhosa surpresa!

Até mais!

Notas:

[1] Efésios 2:8-9 [2] 1 Samuel 17:45