Chicago Reuters – Adolescentes que assistem demais à televisão são mais propensos a desenvolverem distúrbios do sono do que os demais, disseram pesquisadores na segunda-feira.
Há 40 milhões de norte-americanos com problemas crônicos do sono. São pessoas que têm dificuldade para dormir ou que acordam cansadas. Os autores de um estudo feito durante oito anos com 759 famílias dizem que a origem do problema pode ser a televisão.
“Uma variedade de fatores, inclusive a elevação do alerta, a excitação psicológica, o conteúdo assustador ou dramático de alguns programas, o brilho do televisor e a inatividade física associada à audiência prolongada da TV podem contribuir com a dificuldade em pegar no sono ou em continuar dormindo”, escreveu Jeffrey Johnson, do Instituto Psiquiátrico Estadual da Universidade Columbia, em Nova York.
O estudo, publicado na revista The Archives of Pediatrics and Adolescent Medicine, concluiu que ver TV durante três horas ou mais por dia aos 14 anos se reflete em dificuldade para dormir no começo da idade adulta.
Os hábitos de sono melhoram nos casos em que as pessoas reduziram seu tempo na frente do aparelho para uma hora ou menos por dia aos 16 anos.