(Rute 4:1-22)
A história de Rute não poderia terminar melhor – ela escolhe seguir e servir ao Deus verdadeiro, ao invés de servir aos deuses dos moabitas. E isso, logicamente, não passa em branco para Deus, que recompensa e honra a sua fé.
A história de Rute é, entre todas as coisas, uma linda história de amor, onde a moça virtuosa atrai seu par, não apenas por sua aparência, e trajes de gala, mas principalmente por seu caráter. E Boaz, o típico bom caráter, o mocinho da história, torna-se o seu resgatador, termo usado na época, para identificar aquele que salvaria a descendência de seus parentes, assumiria a viúva e honraria sua família.
Estamos vivendo os últimos momentos de 2008, e temos visto muita coisa ruim acontecendo pelo nosso velho mundo: tragédias, crise econômica, desemprego, violência, e isso tudo poderia, talvez, tornar-nos pessimistas quanto ao novo ano que está nascendo.
Talvez seja isso mesmo que esteja acontecendo com você, meu amigo, mas gostaria que você aprendesse com Noemi e com Rute. Esse livro começou com tragédia, crise, infelicidade, e falta de perspectiva, no entanto, termina com romance, com amor, com vida, com esperança, com realeza.
Lembremos que Boaz não apenas comprou as propriedades de Noemi, mas também assumiu o seu sustento e tomou Rute por esposa, quer dizer, ele a resgatou, restaurou e consolou.
É por isso que Boaz nos faz lembrar o que Jesus fez pela Sua noiva, a igreja – Ele era o Único que poderia resgatá-la, e foi o que Ele fez, dando Sua própria vida para pagar o preço devido pelo seu resgate. Sim, foi exatamente isso que Jesus fez por nós, Ele nos resgatou, não com ouro ou prata, mas com Seu próprio sangue derramado na cruz. Ele nos restaurou para vivermos uma nova vida ao Seu lado, e nos enviou o Seu Santo Espírito para nos consolar, fortalecer e proteger.
Que venha 2009! Ao lado do nosso Amado resgatador, teremos todas as chances de ser felizes, apesar das crises, apesar das lutas, apesar dos gigantes que certamente virão para nos afrontar. Ele está conosco e vai fazer a diferença. Ele não vai tapar o sol com a peneira, mas nos dará sabedoria, graça e força para enfrentarmos os desafios do novo ano que está nascendo.
Pense:
Que venha 2009! Que venham os desafios, que venham as oportunidades, que venham as lutas, pois o nosso Resgatador está ao nosso lado, o nosso Salvador não nos deixará sozinhos um minuto sequer!