“Mas evita os falatórios profanos, porque produzirão maior impiedade. E a palavra desses roerá como gangrena; entre os quais são Himeneu e Fileto; os quais se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição era já feita, e perverteram a fé de alguns” [1]
O pouco relato a respeito desta dupla basta para perceber que não eram `flor que se cheirasse`. Gostaria, porém, não de ater-me às suas heresias, mas às suas conseqüências: perverteram a fé de alguns.
Somos influenciados pelo ambiente que nos cerca. Ninguém merece hoje é a gíria do momento graças a uma participante do Big Brother. Fala sério já foi incorporado no vocabulário de muitas pessoas – no meu inclusive!
A modernidade das telecomunicações criou um novo dilema ético, até então ignorada pela maioria dos crentes em todo o mundo. A Igreja do século XXI possui um aparato tecnológico à sua disposição que nunca se imaginou antes.
Há uns 30 anos, o máximo que os evangélicos conseguiam, em termos de multimídia, era um programa radiofônico com precárias condições técnicas de produção. Hoje já são inúmeros os programas de televisão, emissoras de rádio e até emissoras de televisão exclusivamente cristãs. Há ainda um novo filão surgindo neste contexto: a Internet – expandindo as portas para além das fronteiras das nações e penetrando em lugares mais insólitos. Tudo isto é muito bom, e de certa forma, cumprimento de profecia, pois por estes meios o Evangelho tem a possibilidade de ser levado a, virtualmente, todas as nações.
Todo progresso, porém, tem seu preço. Em muitas mídias de divulgação ditas cristãs, o que se tem visto são pessoas distorcendo a Palavra, se auto-intitulando donos da revelação de Deus ou autoridade superior nas Escrituras.
O cristão do século XXI – eu e você – precisa voltar-se às palavras de Paulo a Timóteo: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade” [2], pois é o cumprimento deste conselho que nos livrará de cair na lábia dos Himeneus e Filetos que estão por aí distribuídos nos diversos segmentos cristãos.
Maneje bem a Palavra da Verdade. Lembre-se que um dos lemas da Reforma foi Sola Scriptura (só a Escritura). Se alguém vier com outra coisa pro teu lado, abra o olho porque o Himeneu ta aí, heim!
Forte abraço.
Notas:
[1] 2 Timóteo 2:16-18 [2] 2 Timóteo 2:15