Mulher virtuosa

(Rute 3:1-18)

Que Rute era uma mulher especial, já não havia nenhuma dúvida, mas agora, ela é chamada de mulher virtuosa, alguém difícil de encontrar em qualquer época ou lugar. Salomão, ao pensar numa mulher virtuosa, escreveu: “Mulher virtuosa quem a achará?” Pv. 31:10.

Rute demonstrou de várias maneiras o seu valor, e seu virtuosismo, o que deve servir de exemplo e encorajamento para todos nós.

Vejamos algumas delas:

  1. Uma mulher virtuosa escolhe a Deus – Rute escolheu a Deus para que fosse o seu Deus, e para ser o seu resgatador. Ela não foi obrigada a fazer essa escolha, ela fez porque queria seguir e servir ao Deus verdadeiro. É lindo demais isso, pois uma mulher precisa de liderança espiritual, de segurança, de apoio, de carinho e de amor, e Rute sabia que em Deus ela encontraria isso tudo e muito mais.
  2. Uma mulher virtuosa é obediente à palavra de Deus – Rute era obediente. Ela era submissa à Noemi, e, principalmente, ao Deus de Noemi. Ela não fazia as coisas para agradar aos outros, ou a si mesma. Ela era estrangeira e se submeteu às orientações de Noemi, para não dar bola fora. Ela poderia se arranjar de acordo com a sua cultura, mas preferiu submeter-se ao senhorio de Deus.
  3. Uma mulher virtuosa tem um testemunho impecável – Rute era uma mulher com um testemunho impecável, uma mulher respeitosa, de caráter apurado e comprovado por todos. Não somente Boaz reconhecia que ela era uma mulher virtuosa, mas todos que a conheciam diziam o mesmo. O testemunho de Rute era impecável.

Pense:

Ser uma mulher virtuosa deveria ser o alvo de toda filha de Eva? Achar uma mulher virtuosa deveria ser o alvo de todo filho de Adão?