EUA pedem que Israel e palestinos façam mais pela paz

A Casa Branca instou Israel e palestinos nesta quinta-feira a fazerem mais para abrir o caminho a novas negociações de paz, depois que o presidente Barack Obama recebeu um relatório sobre o status dos esforços de paz dos Estados Unidos na região.

Nesta quinta-feira, a secretária de Estado Hillary Clinton se reuniu com Obama feira para informar-lhe sobre a situação no Oriente Médio. Segundo um funcionário, ela disse ao presidente que os desafios permanecem e relatou pouco progresso nos esforços para renovar as negociações de paz entre Israel e os palestinos.

O funcionário disse que os palestinos têm reforçado os seus esforços de segurança, enquanto os israelenses têm manifestado a vontade de reduzir a atividade das colônias. Mas ambos os lados precisam fazer mais para que o processo avançar, segundo ele.

Obama está enviando ao Oriente Médio o diplomata George Mitchell, em uma última tentativa para reiniciar as negociações de paz paralisadas entre os dois lados, disse a Casa Branca em um comunicado.