Introdução
Jeová Consola é o significado do nome de Neemias, um judeu cativo, filho de Hacalias, copeiro do rei Artaxerxes Longímano, rei dos persas.
Um dia o semblante de Neemias se mostrou abatido. O rei perguntou-lhe qual era a causa do seu pesar. Respondeu-lhe francamente que era o estado de ruínas em que se achava Jerusalém, onde existiam em abandono os sepulcros de seus antepassados e pediu-lhe licença para ir lá reconstruir os muros da cidade. O rei forneceu-lhe uma escolta de cavalaria para acompanhá-lo na viagem e deu-lhe cartas de apresentação, recomendando-o a vários governadores persas, e nomeou-o governador da Judéia. Chegou a Jerusalém no vigésimo ano de Artaxerxes, 445 A.V. O sacerdote Esdras estava então na capital judaica onde havia chegado treze anos antes. [1]
Deus já estava agindo. Esdras já estava trabalhando. Treze anos depois do início da Restauração, o Senhor resolve despertar Neemias e chamá-lo para o serviço. Um escravo que servia como copeiro. Diferentemente de Esdras, Neemias não vivia com o povão, não exercia influência política, não poderia levantar um motim. Ele era somente um copeiro.
Qual foi o diferencial deste copeiro? O diferencial foi que Neemias se incomodou com a situação de Jerusalém. Ele também foi `despertado` pelo Senhor. Em um tempo diferente da turma de Esdras, mas com intensidade igual, Neemias foi levantado pelo Espírito de Deus para orar pela libertação de Jerusalém. Durante, pelo menos, 4 meses ele orou em secreto, até que seu `despertar` resplandeceu em seu rosto.
Imagine um copo cheio de água comum. Imagine agora que um óleo pesado comece a ser derramado dentro deste copo e ocupa seu fundo não se misturando com a água que começa a transbordar dando lugar ao óleo que cai continuamente. O que aconteceu com Neemias foi exatamente isto. Ele foi despertado pelo Senhor e começou a orar. Seu coração foi movido e comovido até que seu semblante mudou. Ele já não podia conter a razão de seu sofrimento, simplesmente porque o desejo por cumprir a Vontade Deus já havia ocupado seu coração.
Você pode estar pensando. Qual é o meu papel na Restauração da Igreja? Eu não tenho estudo, não tenho nenhum talento extraordinário, não tenho dinheiro, não sei pregar, orar, testemunhar, não sei fazer evangelismo pessoa, eu não posso… Hoje eu gostaria de te dizer: O Deus da Igreja, teu Deus, é o Deus que levanta o sacerdote Esdras, assim como o boieiro Amós, o copeiro Neemias, a escrava de Naamã, o pescador Pedro, pra não dizer daquela viúva que, depositando duas moedas no gazofilácio demonstrou fidelidade quando, da sua pobreza deu tudo quanto possuía, todo o seu sustento[2]. Se Deus fez pescador de peixe virar pescador de homens, muito mais Ele quer fazer com a sua vida. Deus não está interessado em Pregadores, Cantores, Presbíteros, Diáconos, Líderes, Ministérios… Antes de tudo, Deus está buscando ADORADORES.
“Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.” [3]
Neemias não sabia qual seria a resposta de Deus à sua oração. Mas ele sabia que tinha que orar. Você pode não saber, ainda, qual é o serviço que Deus está preparando para você. Ainda. Não desista. Adore o Senhor mesmo antes de saber a resposta, creia somente. Assuma esta atitude profética em sua vida, e as coisas vão começar a acontecer…
Notas:
[1] DAVIS, John Davis. Dicionário da Bíblia, pp.416-417, 1970 [2] Marcos 14:41-44 [3] João 4:23 (ERAB)