Guerra declarada. O Grupo Gay da Bahia (GGB) enviou pelo correio “troféus” para evangélicos considerados “inimigos de gays, lésbicas e transgêneros. O prêmio irônico traz na lista com 20 nomes a governadora Rosinha Mateus em primeiro lugar. Rosinha vetou artigo do projeto de lei l285/79, que confere ao parceiro homossexual os mesmos direitos dos demais servidores.
O pastor Edino Fonseca ocupou a décima posição por apresentar um projeto de reorientação sexual. Já os parlamentares evangélicos da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro entraram na lista por serem contra a inclusão de um dia de combate à homofobia no Calendário Oficial do Estado. Uma das últimas da lista foi a psicóloga Rozângela Alves Justino, fundadora Associação Brasileira de Apoio aos que Voluntariamente Desejam Deixar a Homossexualidade, por sua cruzada contra os homossexuais.
Entre os católicos, o arcebispo de Botucatu (SP), dom Aloysio José Leal Penna, foi incluído por ter condenado o casamento de pessoas do mesmo sexo. Este é o décimo sexto ano que o GGB organiza este ranking, que também destaca com o troféu Triângulo Rosa os que defendem a causa homossexual. Este ano, o presidente Lula ficou em primeiro lugar.
Fonte: Elnet