(Juízes 6:11-16)
Como agimos quando achamos que Deus virou as costas para nós e que não está nem aí conosco? Como agimos quando estamos sem força para lutar, sem força até para viver?
Muitas vezes agimos como Gideão, e começamos a achar que somos os mais infelizes entre os filhos de Adão, os menores entre os menores e os mais fracos entre os homens. É quando perdemos a nossa fé e ficamos decepcionados com Deus.
Foi no momento mais difícil na vida de Gideão, no momento de maior fraqueza e medo, que o Senhor descobriu o seu esconderijo e foi lá onde ele estava.
E é exatamente isso que Ele quer fazer com você aí no escuro do seu próprio esconderijo, fugindo de tudo e de todos. Não sei qual é o momento que você está vivendo, mas Deus o sabe muito bem. Por isso, meu amado, preste atenção no seu Senhor! Vale a penha reagir e lutar na força do Senhor!
“O Senhor é contigo, homem valente” – pode até parecer ironia ou gozação, mas não. A coisa linda que vejo nisso é que Deus viu Gideão não como o covarde que ele era, mas como o herói valente que ele iria ser. O fato do Senhor estar com ele garantiria mudança de atitude, mudança de caráter. Lembre-se – É assim que Deus vê você! É assim que Deus sonha com você! Deus está trabalhando para realizar algo muito lindo em sua vida! Tão somente, deixe que Ele esteja com você.
“Vai nessa tua força, e livra a Israel das mãos dos midianitas; porventura não te enviei eu?” – Deus fortaleceu a fé e a força de Gideão, para, então, enviá-lo para a batalha. Vejam a grandeza do momento, Ele encorajou o Seu servo e lhe deu a chance de servi-Lo, enviando-o para uma grande obra. E é exatamente isso que Ele quer fazer com você aí, jogado e escondido no seu esconderijo, não querendo ser visto por ninguém, e, literalmente, fugindo da briga. Deixe Deus trabalhar na sua vida, para, então, enviar-lhe ao campo de batalha para ser um verdadeiro vencedor!
“Já que Eu estou contigo, ferirás os midianitas como se fossem um só homem.” – Não se trata de uma simples repetição, e sim, de uma confirmação – “já que estou contigo”. Deus sabia que Gideão estava engatinhando na fé e que sua missão não seria nada fácil, afinal de contas, ele enfrentaria cento e trinta e cinco mil homens fortemente armados e bem preparados para a guerra. Deus estava prestes a realizar um milagre e Gideão não estava acostumado com milagres. Quantos são os seus inimigos? Qual o tamanho de seus problemas? Deus está lhe dizendo: “você ferirá os seus inimigos, vencerá os obstáculos e será um vencedor. Eu posso e quero fazer um milagre na sua vida”.
Creia nisso, aproprie-se da palavra de Deus e de Suas promessas e saiba que, na força do Senhor, você pode e vai vencer!
Pense:
Será que os seus inimigos são mais fortes do que o Senhor? Será que Ele não pode solucionar os seus problemas?