No meio do fogo

“Apareceu-lhe o Anjo do SENHOR numa chama de fogo do meio duma sarça; Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia. Então disse consigo mesmo: Irei para lá, e verei essa grande maravilha, porque a sarça não se queima” Êxodo 3:2-3.

Com 80 anos de idade, Moisés estava prestes a se tornar um dos homens mais conhecidos e venerados em toda história da humanidade, principalmente dos judeus. Creio que, por isso, esse momento tinha que acontecer de uma maneira muito especial e sobrenatural, tanto para chamar a sua própria atenção como a dos milhares e milhares que viriam a tomar conhecimento dos fatos.

40 anos antes, Moisés tentara se tornar o líder do povo, mas ainda não estava preparado para isso, sem contar que, no relógio de Deus, ainda não era chegada a hora dessa realização. Isso, com certeza, deixou-o muito frustrado e decepcionado pois não poderia permanecer na presença de Faraó que queria matá-lo, nem entre os judeus que não aceitavam sua liderança. Anos e anos de treinamento e nada podia fazer pelo seu povo.

Depois disso, Moisés refugiou-se na terra de Midiã, onde acabou se casando com Zípora, com quem teve dois filhos, Gérson e Eliezer. Moisés apascentava o rebanho de Jetro, seu sogro. Ele estava tranqüilo e acomodado em sua nova vida, e talvez nem pensasse mais na possibilidade de um dia ser o libertador de Israel.

Mas no projeto de Deus, Moisés era o homem certo para o serviço, e esse era o momento. Então Deus apareceu para ele no meio de fogo, pois assim, e só assim, Moisés entenderia a grandeza de sua obra. Vejam, então, como tudo aconteceu:

  1. O Senhor apareceu no meio do fogo (v.2)
  2. A sarça estava em chamas, mas não se consumia (v.2)
  3. Ele se aproximou para ver melhor (v.3)
  4. Ouviu a voz de Deus (v.4)
  5. Conheceu a santidade de Deus (v.5)
  6. Deus se apresentou melhor (v.6)
  7. Desafiou-o (v.10)
  8. Prometeu Sua presença (v.12)
  9. Apresentou-se como o SENHOR, Deus Eterno (v.14)
  10. Deu-lhe o suprimento (4:11-12)
  11. – Ele precisava saber que Deus é o Deus das causas impossíveis. – Ele viu o milagre de Deus. – Ele foi atraído para perto do Senhor. – Ele não ouviu de alguém sobre Deus, mas direto dEle. – Deus é Santo e seu servo tem que ser santo. – Deus queria que Seu servo o conhecesse melhor. – Deus o enviou para uma grande obra. – Deus mostrou-lhe que jamais estaria sozinho. – Mostrou Quem é que manda. – Capacitou-o para a obra a ser realizada.

Fico pensando em nossas vidas e ministérios. Quantas e quantas vezes achamos que estamos prontos para esse ou aquele serviço, mas de fato não estamos, ou simplesmente ainda não é o momento certo para a realização do mesmo. Então nos decepcionamos, e não queremos mais saber da possibilidade de um dia realizarmos tal obra. Deus, então, aparece no meio do fogo, mostrando todo o Seu poder, autoridade, santidade, para nos encorajar, capacitar e, assim, enviar-nos para uma grande realização.