Uma prova de amor

“Abraão, toma teu flilho, teu único filho a quem tanto amas, Isaque, e oferece-o em sacrifício ao Senhor” Gênesis 22:2.

Existe um adesivo colado em alguns jeeps com os seguintes dizeres:

“Minha mulher me disse: ´Ou eu ou seu jeep´.

Sinto falta dela, mas pago a pensão em dia”

Moral da história: uma mulher nunca pode pedir esse tipo de prova de amor ao seu querido marido, caso ele seja um jipeiro, é claro!

Brincadeiras à parte, aqui está uma das mais belas e comoventes histórias narradas na bíblia sagrada. Deus pede a Abraão uma prova de seu amor por Ele.

Tento imaginar Abraão já idoso, andando de um lado para o outro com seu guri, afinal de contas, seu sonho de ser pai tinha sido realizado, sua história era uma verdadeira história feliz, Isaque era filho dele com sua amada Sara, companheira de velhas datas, seu maior motivo de orgulho perante toda a sociedade. Sem dúvida, Abraão tinha todos os motivos do mundo para estar feliz da vida.

Abraão amava muito a Ismael, o seu filho com a escrava, mas Isaque era o filho da promessa, pela qual ele havia deixado tudo pra trás e começado vida nova, e de quem nasceria uma grande nação.

Quando o homem está realizado com alguma coisa muito boa que está acontecendo em sua vida, seja uma namorada, um bom salário, uma casa maravilhosa, ou uma saúde perfeita, muitas vezes, a bênção toma o lugar do que abençoa e, em vez de amarmos ainda mais o Deus que nos abençoou, amamos a bênção que Ele nos deu, e é nessas horas que Deus, então, pede-nos uma prova de amor, não para provar a Ele, pois Ele conhece nossos corações, mas para nos fazer lembrar do principal e maior mandamento – “Amarás ao teu Deus sobre todas as coisas…” Não sei se isso aconteceu no coração de Abraão, pois não foi mencionado, mas o fato é que ele teve que passar por esse teste.

E quanto a nós? Estamos tão satisifeitos com as últimas bênçãos e com nossa situação atual que nos esquecemos de que o nosso Deus continua querendo e merecendo o nosso maior amor? Faça as seguintes perguntas a si mesmo:

Existe alguma coisa mais importante do que Deus pra mim nesse momento?

Existe alguém que me levaria a negar minha fé no Deus vivo?

Existe alguma motivação maior do que a motivação de seguir e servir ao meu Senhor?

Pare e pense e espero que no fim da prova Deus possa dizer a você: “Agora sei que me amas, pois não me negaste aquilo que mais amas…” (grifo do autor).