O amigo de Deus

“Partiu, pois, Abrão, como o Senhor lhe ordenara…” “Abraão, o amigo de Deus” Gênesis 12:4; Tiago 2:23c

Alguma vez você imaginou Deus lhe chamando de amigo? Ou já pensou em Deus tendo um baita orgulho de você? Pois é meu amigo, na maioria das vezes queremos que Ele nos agrade, queremos que Ele nos ajude em nossas tarefas e a alcançar os nossos alvos, queremos ser felizes, abastados e realizados, mas será que nós, os justos, estamos dispostos a viver por fé, assim como Abraão, o amigo de Deus?

Creio que se Deus se entristece com o pecado do homem, Ele se alegra, e muito, com o fé do justo. Afinal de contas, “sem fé é impossível agradar a Deus”, “A fé honra a Deus, e Deus honra a fé”. Mas que fé é essa que agrada a Deus? Que fé é essa que nos eleva à condição de sermos considerados amigos dEle?

Abraão nos ensina essa lição:

1. “Partiu, pois, Abraão…” – a fé que agrada a Deus produz obras, resulta em uma ação acompanhada de atitude sincera e verdadeira. Foi isso que Abraão fez. Ele partiu, ele fez a mudança e foi sem saber para onde. Isso é fé, ou seja, confiar no Senhor, independentemente se pessoas apoiam ou não, mesmo sem conhecer todos os detalhes do plano de Deus.

É lógico que seria bom ter apoio de todos, mas nem sempre isso é possível, visto que, a maioria das pessoas preocupa-se mais com seus próprios interesses do que com os de Deus. Abraão não estava preocupado se todos concordariam com sua decisão, ele estava preocupado em agradar o Deus de Sete, e agora o seu Deus também.

É lógico que gostaríamos de conhecer os detalhes do projeto de Deus pra nós, no entanto, não é assim que Ele age, pois isso faz parte do nosso aprendizado, é necessário para o nosso crescimento e amadurecimento na fé.

2. “… como o Senhor lhe ordenara” – Isso é fundamental. Tomar uma atitude baseada em idéias e conveniências próprias, ou até mesmo nas de outros, é loucura e não tem nada a ver com fé. A fé verdadeira e que agrada a Deus, é baseada na Sua palavra e na Sua vontade soberana.

Queremos ser chamados de amigos de Deus, não queremos? Se você quer, então diga “amém!” Se disse amém, então tome uma atitude que comprove!