Dias melhores virão

“Porque estou para derramar águas em dilúvio sobre a terra, para consumir toda carne em que há fôlego de vida em baixo dos céus: tudo o que há na terra perecerá. Contigo, porém, estabelecerei a minha aliança; entrarás na arca, tu e teus filhos, e tua mulher, e as mulheres de teus filhos.” Gênesis 6:17-18

Já fazia quarenta dias que não parava de chover, e aquelas oito pessoas estavam mofando dentro de uma arca, sem poderem abrir ao menos uma janela, sem poderem saber o que estava acontecendo lá fora e, pra piorar a situação, estavam cercadas de animais de todos os tipos. Será que é possível imaginarmos o que é ficar todo esse tempo sem poder sair de um lugar que, além de apertado e úmido, não devia cheirar nada bem, sem contar o barulho de todos querendo falar ao mesmo tempo? Afinal de contas havia muitas fêmeas ali!

Agora, se você pensa que eles ficaram ali somente quarenta dias, você está enganado, pois, já fazia 7 dias que eles estavam na arca quando começou a chover, o dilúvio durou 40 dias, e eles ainda permaneceram na arca mais 324 dias esperando as águas baixarem. Quer dizer que, no total, eles ficaram ali durante 371 dias.

Será que a galera do Big Brother ou da Casa dos Artistas agüentaria tanto tempo assim dentro de uma arca? Apesar de que, acho que a família de Noé levava uma grande vantagem, pois sei que é muito mais fácil conviver com animais selvagens do que com seres humanos disputando algum prêmio, ou um destaque qualquer.

Brincadeiras à parte, pensemos nos dias de provação que eles enfrentaram naquela arca. Sim, foram dias de angústia, dias de tristeza, dias de luto, dias de privações, dias de incertezas e, por que não dizer, dias de medo. Provavelmente eles perguntavam uns aos outros: “Será que essa arca vai agüentar a tempestade?” “Será que um dia poderemos sair daqui?” “O que irá acontecer quando sairmos desse lugar?” “Como viveremos daqui pra frente?” Quem sabe se, no culto doméstico, Noé se levantava e dizia: “Amados, dias melhores virão”. E por que Noé podia dizer isso? (Leia Hebreus 11:7).

  1. Porque ele era temente a Deus;
  2. Porque ele confiava na Palavra de Deus;
  3. Porque ele confiava na salvação de Deus para sua família (a arca foi feita para eles);
  4. Porque ele confiava na aliança de Deus.

Chegou a dura hora de passar o enfoque pra nós, não é mesmo? Como têm sido nossos últimos dias? Quanto tempo tem durado o dilúvio em nossa vida? Quanto tempo temos esperado pra sair dessa barca que em alguns momentos parece estar furada? Como temos reagido diante das provações? Vamos lá meu irmão, não desista, não se entregue, não se encolha, mas diga para si mesmo: “Dias melhores virão”.