Mas todo mundo faz

“Eis a história de Noé: Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus”. Gênesis 6:9

Existem algumas palavras, gírias ou frases que estão na boca do povo, as quais, muitas vezes, refletem a sua filosofia de vida. Poderíamos citar vários exemplos, mas, pra ganhar tempo, gostaria de ir direto ao assunto, pois, uma das frases mais faladas e ouvidas é, na verdade, uma das piores desculpas que nós, filhos de Adão, costumamos usar para justificar uma falha de caráter ou de conduta; então dizemos: “Mas todo mundo faz!” Você já disse ou ouviu alguém dizer isso? “Se todos fazem, por que eu não posso fazer também?” “Pai, mas o filho de fulano faz isso direto!”

Foi isso que veio à minha mente quando estava dando uma olhada na vida desse famoso engenheiro naval que podia ter uma forte queda por vinho, mas que, em sua época, realmente agradou a Deus como ninguém, por isso, nunca usava a desculpa “mas todo mundo faz!”

O mundo estava de dar dó, a coisa estava mesmo feia, cheia de maldade, corrupção e violência, o homem ía de mal a pior, coisinha feia de se ver. As pessoas respiravam o pecado e não conseguiam se livrar dele, e isso, em todas as camadas da sociedade. Devia haver muitos políticos corruptos, talvez houvesse várias CPIs no Parlamento. Deviam ter casos de suborno, empresários ricos que exploravam seus funcionários com salários de fome, falcatruas, homicídios, latrocínios, sequestros, dança do ventre, funk ao som dos tambores e da cítara. Feiticeira e Ninja não são “privilégios” do nosso século não! A situação estava tão ruim que Deus disse: “Farei desaparecer da face da terra o homem que criei… porque me arrependo de os haver feito.” (v.7).

Mas havia alguém que, entre toda essa gente distinta, era pura excessão à regra, era o diferente, era o desmancha-prazer, era o certinho, era um que podia dizer “antes importa agradar a Deus do que aos homens”. Sim, estamos falando do Sr. Noé, homem justo, íntegro e que andava com Deus. Por isso ele agradava a DEUS.

  • Justo.
  • Íntegro.
  • Andava com Deus.
  • Não vivia na sua própria justiça, muito menos na de seus contemporâneos, mas na de Deus. Ele vivia de acordo com o padrão justo de Deus. Uma pessoa completa. Não era justo de vez em quando, ou apenas em algumas coisas. Além disso, não usava máscaras, era quem era, fosse onde fosse. Esse era o homem. Não era fraco não. Ele preferia andar com Deus e agradar esse Deus. Ele seguia, servia e adorava ao Deus de Enoque, outro que de tanto andar com Deus, aprendeu a voar tão alto que acabou não voltando mais.

Noé é um dos melhores exemplos para nós, pois os dias dele são muito semelhantes aos nossos, e, se foi possível para ele, creio que é muito mais para nós que temos a presença constante e operante do Espírito Santo em nossas vidas. Risquemos, pois, de nosso vocábulário essa terrível frase: “Mas todo mundo faz!”