“Quando ouviram a voz do SENHOR Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do SENHOR Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim”. Gênesis 3:8
Como era de costume, Deus foi caminhar no jardim. Ele tinha prazer em ir até lá, pois era onde mantinha uma comunhão muito íntima e bonita com Adão e sua esposa. Porém, o capítulo três de Gênesis nos mostra que, naquele dia, algo terrível tinha acontecido e, quando Ele chegou no local de encontro, Adão e sua esposa não estavam lá, ou melhor, estavam, só que escondidos. E por que eles tinham se escondido? Porque o pecado tinha entrado em seus corações.
Não, Deus não foi pego de surpresa, Ele não descobriu o que havia acontecido somente após o diálogo que teve com Adão. Ele sabia que isso aconteceria e que, de fato, tinha acontecido, mas creio que, apesar da pré-ciência de Deus, uma lágrima rolou em Sua face, pois Seus guris tinham morrido, a comunhão fora rompida, foi o dia mais negro da história, foi o dia em que Deus chorou.
Quando eu era pequeno eu pensava que trovões e relâmpagos eram sinal de que Deus estava zangado e quando chovia é porque Ele estava chorando. Hoje não sei se as coisa são assim, mas uma coisa eu sei: o pecado do homem faz Deus chorar em Seu coração. Porque…:
- seus olhos se abriram
- morreram espiritualmente
- conheceram a dor e o sofrimento (v.16).
- toda a terra foi amaldiçoada (v.17).
- morreram fisicamente – voltaram ao pó (v.19).
– passaram a ter consciência do bem e do mal, passaram a ter um coração enganoso e malicioso (v.7). , esconderam-se de Deus: rompeu a comunhão (v.8).
Você costuma chorar quando assiste ao noticiário mostrando a situação trágica desse mundo perdido e morto? Você costuma chorar quando vê crianças inocentes morrendo de fome, homens desesperados em busca de um emprego, pobres abandonados nos corredores dos hospitais, corrupção, injustiça, impunidade, idolatria, imoralidade, medo, morte… ? Se você chora, imagine Deus!
Mas você e eu não queremos ver Deus chorando, não é mesmo? Queremos, sim é agradar, honrar, e adorar ao nosso Amado. E como podemos fazer isso?
“Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões.; nem ofereçais cada um os membros do seu corpo como instrumentos de iniqüidade, mas oferecei-vos a Deus como ressurretos entre os mortos, e os vossos membros a Deus como instrumentos de justiça. (Rm.6:12-13).