João Tiro

Estava atendendo à uma consulta comum quando ouvi um grande alvoroço na unidade de emergência da Policlínica. Tratava-se de um andarilho bem conhecido da comunidade, conhecido apenas como `Tiro`. Foi trazido pelo corpo de bombeiros com uma história meio obscura de uma batida na cabeça, provavelmente ocasionada por uma queda em um dos inúmeros episódios de embriaguez. `Tiro` estava bastante agitado e agressivo, não sei ao certo se por natureza própria, pelo trauma ou por embriaguez. Portanto, a primeira atitude foi sedá-lo para, em seguida, avaliar melhor o estado geral. Havia sinais de fraturas de crânio e logo preenchemos a requisição de uma vaga para internação em um hospital com mais recursos propedêuticos. A esta altura, alguém já tinha descoberto que `Tiro` tinha um nome – ele se chamava João. Não sabíamos mais nada.

João Tiro tinha uma aparência muito desagradável. Cabelos grandes e sujos, barba por fazer, roupas imundas e um cheiro insuportável! Depois do almoço, enquanto João ainda dormia, as meninas da enfermagem tiveram uma idéia: `vamos dar um banho no tiro?!`. Compraram barbeador, conseguiram roupas limpas e levaram o cidadão para o chuveiro sentado em uma cadeira de rodas sonolento e meio! A água que escorria da cabeça de João era escura e barrenta. Seus pés estavam em tal estado de imundície que não era possível retirar toda a sujeira. Porém teve suas unhas cortadas, o cabelo cortado, barba raspada e roupas trocadas. Até perfume as meninas deram jeito de arranjar!

Quando vi aquela figura, confesso que fiquei emocionado! Que belo trabalho elas haviam realizado. A figura de um andarilho maltrapilho foi substituída pela imagem de um senhor com uns 50 anos, de aparência rude e sofrida.

O mais interessante desta história é o fato de que nenhuma das enfermeiras tinha obrigação de zelar pela aparência de João. Elas fizeram isto porque quiseram!

“Ele quis também mostrar como é grande a sua glória, que ele derramou sobre nós, que somos aqueles de quem ele teve pena e a quem ele já havia preparado para receberem a sua glória.”[1]

“E, porque Jesus Cristo fez o que Deus quis, nós somos purificados do pecado pela oferta que ele fez, uma vez por todas, do seu próprio corpo.”[2]

Deus tem um plano para a vida de cada pessoa. “O Senhor não tarda em cumprir sua promessa , quando alguns pretendem que ele está em atraso; mas ele está demonstrando paciência para convosco; pois não quer que alguns se percam, mas quer[3] que todos cheguem à conversão.” [4] É desejo de Deus que todas as pessoas venham a Conhecê-Lo. Jesus foi enviado ao mundo com a missão de reconciliar Deus e o Homem, religá-los! A palavra `Religião` deriva desta expressão: `relligare`. E Jesus é o único capaz de nos religar a Deus – “Assim, justificados pela fé, estamos em paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo”[5].

O que isto tem a ver com João Tiro? Ora, a maneira como a equipe de enfermagem agiu com João não é semelhante à maneira como Deus age conosco? Segundo a Palavra de Deus cada um nós é um `João Tiro` no sentido espiritual. Não sou eu que estou dizendo isto, é a Bíblia que afirma de forma objetiva: “todos pecaram e estão privados da glória de Deus”[6], “Mas são as vossas iniqüidades que levantaram uma separação entre vós e o vosso Deus são as vossas faltas que mantiveram o seu rosto escondido longe de vós, longe demais para que ele vos ouça.”[7] Todos nós estamos maculados pelo pecado. Não há pessoa que não tenha pecado. Nem o mais santo dos homens está isento de pecados – se o contrário fosse verdade, a Bíblia seria mentirosa! Jesus é a única pessoa descrita na Palavra como: homem sem pecados – um JUSTO [8]. O pecado é democrático, está presente em todas as camadas sociais, em todas as profissões, em todos os lares… Há, porém, um outro elemento em toda esta história: A GRAÇA. A compreensão da Graça parte da compreensão do que as enfermeiras fizeram para `João Tiro` e do seu total imerecimento. Não havia méritos nele. Tudo foi feito simplesmente porque elas quiseram, não obstante a agressão sofrida. E é assim que Deus age conosco. É ilógico. É escandaloso. É irracional. Graça é algo divino. Deus verte seu Amor a pecadores espúrios como eu. `Sim, eu não me importo o quão sujo eles estejam… eu os quero assim mesmo! Eles possuem um grande valor para mim – o valor foi a vida do meu próprio Filho` – É como se Deus dissesse.

Muitas pessoas dizem: `eu não valho nada!` Sob o ponto de vista puramente humano não valem mesmo, se observarmos quantos erros elas cometem. Sob o ponto de vista espiritual, não deveríamos valer nada também, uma vez que o pecado é o ponto unânime nos seres humanos e Ele nos põe longe de Deus que é a fonte de perfeição. A Graça, porém, é maior que a lógica, é maior que a razão: A Graça diz que “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.”[9]

Deus nos amou. Ele tomou o primeiro passo para a reconciliação – o ofendido se dirige ao ofensor e lhe diz que o ama. Isto é maravilhoso! Ele não propôs simplesmente o perdão da ofensa. Ele fez mais. Ele nos convidou a ser seus amigos! Não se trata de um processo psico-físico, simplesmente. É um processo psico-físico-espiritual. A transformação de João Tiro ocorreu apenas no plano físico. Ela mexeu somente com os olhos de quem o contemplou. A Transformação que Jesus promove na vida daqueles que O buscam é visível não só no plano físico. Ele também ocorre no plano Comportamental e Espiritual com uma força marcante! A Graça deixa marcas onde quer que passa.

Como as Marcas da Graça que me reaproximou de Deus estão se manifestando? Esta é uma pergunta que tenho me feito hodiernamente. Como a comunidade cristã que pertenço está manifestando as Manchas do Sangue de Jesus que foram aspergidas sobre nossas vidas ao nos converter?

Pense Nisto: Torne-se um `João Tiro` transformado por Jesus – Deus está pronto para fazer isto. Ele já deu um passo na nossa direção: Enviou Jesus para nos limpar e tirar da condição imunda do pecado. É preciso dar um passo na direção da Graça: Crer em Jesus como o Único e Justo Filho de Deus capaz de nos livrar da condição de imundos pelo pecado e nos reconciliar com Deus. Não adianta você saber o que deve ser feito e não fazer: Precisamos reconhecer que Precisamos de Deus. E Ele promete que todos os que vierem a Ele por Jesus estarão eternamente SEGUROS. Salvos para sempre. Selados, Marcados pela Graça por toda Eternidade! “Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.”[10]

Não haveria Vida Eterna sem a morte e ressurreição de Jesus. Não haveria Igreja se a GRAÇA de Deus não nos tivesse alcançado. Não pode haver cristão sincero que não manifesta a Graça pela qual foi salvo mediante a fé.

Notas:

TEB: Tradução Ecumênica da Bíblia ERAB: Edição Revista e Atualizada do Brasil BLH: Bíblia na Linguagem de Hoje BCVP: Bíblia Católica – Versão Pastoral [1] Romanos 9:23 (BLH) [2] Hebreus 10:10 (ERAB) [3] Grifo meu [4] 2Pedro 3:9 (TEB) [5] Romanos 5:1 (BCVP) [6] Romanos 3:23 (BCVP) [7] Isaías 59:2 (TEB) [8] Hebreus 4:15 (ERAB) “Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado.” [9] Romanos 5:8 (ERAB) [10] João 6:37 (ERAB)