Somos convidados a louvar

“… falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor, com hinos e cânticos espirituais…” Efésios 5:19

Em toda essa carta de Paulo aos Efésios somos convidados a louvar ao Senhor nosso Deus pelas bênçãos espirituais que recebemos por Sua graça – “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo… a fim de sermos para louvor de Sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo” (Efésios 1:3,12).

Nos primeiros três capítulos da carta, Paulo nos apresenta quais são as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo, mostrando-nos nossa nova e privilegiada posição como membros do Seu Corpo , e, a partir do capítulo 4, ele passa a nos convocar a vivermos de acordo com essa nova posição – “Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de moso digno da vocação a que fostes chamados.” (Efésios 4:1).

Após nos exortar quanto ao modo pelo qual devemos viver no nosso dia a dia, Paulo nos mostra que só há um jeito de conseguir isso – sendo controlados pelo Espírito Santo do Deus vivo – “… enchei-vos do Espírito.” (Efésios 5:18). E se realmente buscamos com todas as nossas forças a plenitude do Espírito em nossas vidas, coisas vão acontecer, mudanças significativas irão ocorrer, teremos lutas sim, mas, certamente, seremos vitoriosos nas batalhas contra o pecado, e assim, seremos pessoas cheias, repletas da satisfação produzida por Deus, quer dizer, seremos cheios de alegria. E o que faremos quando estivermos muito alegres? “Está alguém entre vós sofrendo? Faça oração. Está alguém alegre? Cante louvores!” (Tiago 5:13). Sim, somos convidados a louvar!

Fico pensando se é um mero acaso que esse convite a louvar esteja intimamente ligado à plenitude do Espírito. Honestamente falando, quanto mais penso no assunto, mais me convenço que um dos resultados mais maravilhosos na vida de um crente cheio do Espírito é o desejo de louvar e dar graças “ao nosso Deus e Pai, em nome do nosso Senhor Jesus Cristo.” (vs.20b), pois não há dúvida de que tudo que temos e somos vem dEle. Aos que são cheios do Espírito, louvar a Deus não é uma obrigação, mas uma necessidade que brota no lado esquerdo do peito, na parte que nos liga mais intimamente ao nosso Amado – Assim como é impossível viver sem Ele, é impossível viver sem louvar! Pense nisso!

Gosto de pensar que Deus não somente nos convida a louvá-Lo, mas que também nos ensina como fazê-lo. Já temos visto que a verdadeira expressão de louvor tem a ver com vidas consagradas ao Senhor, tem a ver com o estilo de vida do cristão, e agora, passaremos a ver como podemos expressar esse louvor através da música.

Mas esse é um assunto que vai ter que ficar pra próxima semana. E você que quer sempre ser um verdadeiro adorardor, não vai perder essa, vai?