Louvor e adoração

“Mas vem a hora, e já chegou, quando os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são esses que o Pai procura para Seus adoradores. Deus é Espírito; e importa que os Seus adoradores O adorem em espírito e em verdade.” João 4:23-24

Fala-se muito hoje em dia sobre louvor e adoração. Muitas polêmicas são lançadas em torno desse tema, e, em vista disso, muita confusão se estabeleceu na mente dos irmãos.

Alguns pensam que louvar a Deus é somente cantar cânticos espirituais antes do estudo bíblico ou evangelismo. É costume em algumas igrejas ter um período de louvor – Um tempo quando os fiéis entoam hinos e cânticos espirituais. Outros acham que somente na ceia do Senhor é que se pode adorar. Um outro grupo diz que adorar a Deus não tem nada a ver com cantar e sim com o nosso modo de vida.

Nosso objetivo, nessa série de estudos que estamos começando hoje, não é aumentar a polêmica, e sim, procurar respostas sinceras e honestas nas Escrituras, não para defender um ponto de vista, nem para combater algum outro, mas para encontrar o que a Palavra de Deus ensina sobre a verdadeira adoração, e assim, poderemos estar entre aqueles que Deus está procurando – verdadeiros adoradores.

Pegando uma carona na conversa do Senhor Jesus com a mulher samaritana, podemos ver que a polêmica já existia naquele tempo, e o Senhor, como sempre, deu, em poucas palavras, uma aula importante sobre o tema em questão.

Quanto ao lugar: Não há um lugar específico para se adorar. Nem em Jerusalém, nem em Samaria, mas em todo e qualquer lugar onde haja verdadeiros adoradores.

Quanto à forma: Os judeus tinham reduzido sua adoração a formas e cerimônias externas, seus corpos podiam estar prostrados perante o Senhor, mas seus corações não estavam retos perante Ele. Tratava-se de uma adoração carnal e não espiritual. Os samaritanos tinham uma adoração ainda mais falsa. Eles começaram sua própria religião cheia de ordenanças de sua própria invenção. Quando o Senhor Jesus disse que a adoração deveria ser em espírito e em verdade, Ele recusou a falsa adoração dos judeus e dos samaritanos, cheias de formas e tradições impostas pelos homens.

Quanto à autenticidade: Não importava o lugar nem a forma, mas tinha que ser em ” espírito e em verdade”. Jesus estava informando que Ele, o Messias, estava no mundo e que a adoração verdadeira agora seria possível a todo homem que se aproximasse do Pai através dEle, em verdade e em sintonia espiritual.

Quanto ao desejo do Pai: O Pai está a procura de verdadeiros adoradores. Ele está interessado na adoração do Seu povo. Não é algo que deveria causar polêmica, mas regozijo entre nós, povo de Deus.

“Tem Deus encontrado em mim, um verdadeiro adorador?”