Pesquisa diz que crença religiosa promove autocontrole

Mais uma pesquisa, desta vez publicada na revista científica “Psychological Bulletin”, vem validar o que outros estudos vêm repetindo sistematicamente: a crença religiosa, a devoção e a meditação promovem o autocontrole.

O pesquisador Michael McCullough e Brian Willoughby, psicólogo da Universidade de Miami, revisaram oito décadas de pesquisas em busca de respostas que explicassem por que a religião evoluiu e por que ela parece ajudar tantas pessoas.

A conclusão é que pessoas devotas de religiões tendem a se sair melhor na escola, vivem mais, têm casamentos mais satisfatórios e são mais felizes de modo geral.

Os psicólogos analisaram a literatura para testar a proposição de que a religião dá às pessoas uma força interior. “Simplesmente perguntamos se havia boas evidências de que pessoas mais religiosas têm mais autocontrole”, disse McCullough. “Por um longo tempo, não era legal que cientistas sociais estudassem religião, mas alguns pesquisadores o fizeram silenciosamente durante décadas. Quando você soma tudo, descobre fatos notavelmente consistentes de que a religiosidade se relaciona a maior autocontrole.”

Estudos de imagens cerebrais geradas enquanto as pessoas oram ou meditam, mostram muita atividade em duas partes do cérebro, importantes para a auto-regulação e o controle da atenção e da emoção.