Nunca desista dos seus sonhos!

Um jovem destemido, de compromisso com Deus. Um grande conquistador, que onde colocava suas mãos fazia prosperar. Um Forrest Gump da vida real, poderíamos assim chamá-lo. Estudando sua vida percebo que a receita para o seu sucesso está contida em uma única frase: “E José teve um sonho” (Gênesis 37.5).

Que coisa incrível! Um rapaz de apenas 17 anos que tinha um objetivo na vida. Sabia exatamente o que queria. Ele tinha um sonho e foi buscar a sua realização.
Como é triste observar em nossos dias uma juventude que não sabe o que quer. Não conseguem ser sinceros com a namorada, pois não têm um sonho na vida sentimental. Não conseguem parar em um emprego, pois não sabem qual seu objetivo na vida profissional. Que faculdade cursar? Que dom exercer na igreja? O que eu quero na minha vida?

Gostaria que você observasse comigo a importância de se ter um sonho:

1. FACULTA VENCER AS CRISES: Você já parou para pensar em quantas crises José enfrentou? Ele não era aceito pelos seus irmãos, o que caracteriza uma crise social. Um jovem de apenas 17 anos que foi levado a uma terra completamente estranha e, provavelmente, enquanto caminhava como um escravo, devia enfrentar uma crise existencial, se perguntando continuamente: “Por que estou aqui?”. No mesmo dia em que acordou como o filho preferido, à tarde foi o irmão odiado, à noite o escravo vendido, e na sua mente uma crise de identidade latejava a pergunta: quem eu sou?

Queridos jovens, imaginem um rapaz superprotegido pelo pai, agora longe de casa, preso injustamente e sentenciado ao cárcere. Ele ajuda o copeiro que não se lembra dele, e todas as noites, sobre as paredes úmidas do inóspito cárcere, ao recostar sua cabeça ele se lembra: Deus me deu um sonho, e eu vou persegui-lo até o final. Não acredito que José teria suportado estas crises se não tivesse um objetivo na vida.

2. AJUDA A SAIR DO POÇO: Acho que esta foi a prova mais difícil de sua vida. Aos 17 anos, José experimentou o que é chegar no fundo do poço. Seus irmãos o lançaram na cisterna e ele, lá de dentro, podia ouvi-los combinando o seu futuro, mas em seu coração Deus o apaziguava com as palavras: José, seu futuro já está decidido. Você tem um sonho, e nada pode mudar isto.

Quem sabe eu esteja falando a alguém que está experimentando o fundo do poço? Concluiu a faculdade, mas não consegue ingressar no competitivo mercado de trabalho; quando parecia ter encontrado a “alma gêmea” rompeu o relacionamento; quando conseguiu encontrar o seu verdadeiro dom na igreja, foi jogado sem dó na cisterna, e dói pensar que foram seus próprios irmãos quem o fez.

Se você tem um sonho, acredite em Deus para buscar sua realização, pois o poço não é o fim de um sonho, mas uma etapa a ser vencida na concretização do mesmo. Além do mais, para quem chega ao fundo do poço, a única saída é para cima e Deus vai lhe tirar daí.

3. FAZ ENTENDER OS PLANOS DE DEUS: Eu me imagino no lugar de José. Provavelmente diria: “Então é assim, Senhor? Tu me fazes sonhar em ser um líder e depois me jogas numa cisterna? Me fazes sonhar em ser príncipe e depois me tornas escravo e prisioneiro?”. Mas José não reclama de nada, não murmura, apenas espera, porque sabe que se Deus lhe deu um sonho, Deus vai trabalhar na sua realização.

Meus irmãos, quem não tem um objetivo na vida, chega na velhice dizendo: “Se eu pudesse faria diferente”. Mas quem tem um sonho e o persegue até o fim tem nos lábios as palavras de José: “vós intentastes o mal contra mim, porém Deus o tornou em bem”.

Quando Deus é senhor dos nossos sonhos, nós aprendemos que as maiores dificuldades que enfrentamos são parte do plano divino para a realização dos nossos sonhos. Quando Deus dirige os nossos sonhos!