Confira notícias do ministério de Walter Gonçalves direto da Bósnia

Queridos irmãos e irmãs em Cristo,

É uma satisfação imensa poder novamente enviar as nossas notícias depois de um longo período de silêncio. Desde já agradeço as muitas cartas de encorajamento e de amizade enviada nesse período. O nosso Deus tem sido fiel nas suas promessas e não nos tem abandonado, suprindo sempre as nossas necessidades e, através de nós, suprindo a falta de muitos neste país. Jeová Jireh!!!

Estou escrevendo esta carta no meio de dois grandes eventos aqui na Bósnia: o primeiro é que ontem começaram as aulas escolares marcando o fim das férias e do verão e o segundo evento é o ínicio do Ramadan, Jejum I*slâmico que marca profundamnete os humores e disposições dos mu*ulmanos. Muitas coisas têm mudado em nosso ministério nestes últimos meses. Tivemos também algumas equipes e pessoas que vieram nos ajudar e prestar uma mão no serviço do Senhor.

Igreja Local: Nós havíamos anunciado na carta anterior que minha irmã e eu decidimos continuar a apoiar o trabalho local que havíamoas auxiliado na sua implantação e que agora estava nas mãos dos presbíteros locais. Infelizmente não pudemos continuar a apoiar o trabalho por falta de unidade entre os líderes locais e alguns erros que não havia mais como tolerar, assim como a questão fincanceira entre os cooperadores locais que queriam na sua maioria serem recompensados mensalmente pelo auxilío prestado à obra local. A questão de sustento na Bósnia e na maior parte dos Balcãs é um problema muito sério que impede o avanço do evangelho na região. A maior parte das igrejas existentes sobrevivem a custa de dinheiro de fora, assim como quase todos os pastores e obreiros. A igreja é vista mais como uma organização que paga seus trabalhadores do que um ministério divino de transformação de vidas. Não queremos repetir os mesmos erros cometidos no Brasil em relação ao sustento dos obreiros, onde muitas igrejas não apoiam e nem sustentam os seus enviados com dignidade e respeito, como temos conhecimento recentes através de informações na Internet. Cremos que as igrejas devem aprender a serem generosas com a obra de Deus e apoiar com fidelidade e generosidade aqueles que servem ao Senhor e à sua obra. Aqui as igrejas não são encorajadas a contribuir pois os mesmos líderes são sustentados por dinheiro de fora e assim cria um problema a longo prazo em relação ao investimento no reino de Deus. Desde o início de agosto que minha irmã e eu saímos da igreja local para começarmos um outro trabalho com a graça e orientação do Senhor. Não somos melhores do que os outros e nem pretendemos que a futura congregação seja melhor ou uma resposta à falha e fraqueza dos outros, mas queremos ser fiéis à palavra e levar os crentes diretamente à pessoa de Jesus Cristo que é o Deus único que pode salvar, perdoar pecados e prover as necessidades básicas daqueles que crêem nele.

Notícias Gerais

Josué Viana e família já estão habitando em Visoko e assim fechamos temporariamente a cliníca dentária em Zenica na espera de um outro dentista que possa aceitar o desafio de servir ao Senhor nesta região com os seus dons e talentos. No mês de agosto, um dentista, amigo nosso da França, veio aqui de passagem e em dois dias arrancou dentes e fez tratamento em mais de 15 pessoas mesmo sem o equipamento adequado.

Jurij Sinji e família voltaram para Zenica depois de terem se mudado para Sarajevo para auxíliar no pastoreio da Igreja Batista de lá, Não era a vontade de Deus e voltaram para Zenica depois de quase terem perdido tudo com a explosão do apartamento do andar de cima do prédio onde moravam e finalmente perderam o sustento que tinham dos EUA. Hoje eles estão de volta, vivendo pela fé e querendo servir ao Senhor conosco em Zenica. Ele já está auxiliando na construção da primeira casa do Vale da Graça e vai ajudar a minha irmã no trabalho com crianças; sua esposa e filha vão auxiliar no trabalho com mulheres e meninas. O Igor vai continuar a trabalhar comigo na área administrativa, evangelismo e grupos nos lares. Orem para que o Senhor Deus possa prover o sustento básico deles.

No mês de Julho tivemos duas equipes que estiveram apoiando os diversos projetos e ministérios na obra de Deus. Uma equipe de 20 pessoas da Áustria e uma equipe da Alemanha com 13 pessoas, mais a Jeanne Lipsi de Campinas, SP.

A equipe da Áustria era composta de quatro famílias com os seus filhos e mais alguns solteiros. Foi a primeira vez que uma célula ou grupo nos lares saiu para fazer uma viagem missionária deste porte. Esperamos que este seja um exemplo a seguir pois serviu não só para edificar e fortalecer o grupo em si, como também para abençoar e servir o povo de Deus na Bósnia. Fizeram uma EBF com crianças sendo que muitas delas vieram de vilarejos I*lâmicos onde há forte oposição ao nosso trabalho. Também fizeram oficinas para mulheres e mais uma vez com forte presença de mulheres dos vilarejos I*lâmicos. Aonde nós não temos podido ir, o Senhor Deus tem trazido as pessoas até nós. O grupo tambem participou da construção do telhado da nossa primeira casa no Vale da Graça.

A equipe da Alemanha era composta na maioria de jovens estudantes de ensino médio assim como estudantes da escola Bíblica em Wiednest. Foi uma semana de exploração do terreno e conhecimento da cultura do povo Bósnio e dos balcãs.

Jeanne Lipsi veio num curto período de tempo, muito proveitoso, onde ela deu cursos de inglês na nossa associação. Foram boas amizades e contatos estabelecidos, assim como foi bom para a minha irmã que hospedou a Jeanne e pôde aprender um pouco com ela também.

Grace Valley (Vale da Graça): Aquilo que muitos duvidavam e que tem sido como um sonho está se tornando uma realidade. Pela graça de Deus conseguimos comprar mais de 5 hectares de terras no vale sendo que a maior parte delas já está quitada e estamos fazendo mais opção de compra para mais 3 hectares para que todo o vale possa ser um dia nosso e possamos ter um local para acampamentos, centro de transição para jovens sem família e um abrigo pra idosos. Uma casa semi-destruída que estava no terreno já está sendo renovada e, se o Senhor assim o permitir, ela será habitável já no final de setembro.

Necessitamos com urgência de um técnico agrícola para nos orientar sobre a melhor utilização das terras ao redor onde nós obtivemos permissão para cultivo. O nosso desejo é de ter uma pequena fazenda agrícola que possa ser auto-sustentável e auxiliar nos diversos projetos.

Orem também pelos recursos necessários para a compra e regularização dos terrenos já adquiridos (cerca de R$ 13.000,00).

Centro Humanitário: Fechamos oficialmente o nosso centro desde o dia 1º de setembro para o público, mas continuaremos a auxiliar as cerca de 40 famílias que estão inscritas em nosso programa. Na semana passada, por ocasião do início das aulas escolares, mais de 180 crianças receberam um kit completo de material escolar. Professionals International, depois de mais de 10 anos de atuação na região, fecha as suas portas seguindo uma nova orientação da missão da qual faz parte. Ainda não sabemos qual organização continuará este trabalho na região.

A nossa associação “Reconciliação” fará mais trabalhos educativos e relacionados ao Vale da Graça.

Irmãos, os dias são maus e os desafios são imensos. Necessitamos da muita oração, discernimento e sabedoria para o futuro da obra do Senhor nesta região e nação. A maioria das igrejas existentes tem se estagnado ou estão perdendo menbros.

Quanto ao mais, agradeçemos de coração as muitas ofertas que tem sido para nós prova da fidelidade de Deus para conosco e ao mesmo tempo prova da vossa confiança na sua palavra e promessas. Pois bem mais aventurado é dar do que receber. Agradecemos também pelas muitas cartas e intercessões que têm sido feitas em nosso favor .

Deus abençoe a cada um de vocês e obrigado pelo vosso apoio e orações.

Nele, por Ele e para Ele,

Walter Gonçalves

Bosnia e Hercegovina

Saiba como contribuir com o trabalho do Senhor na Bósnia